Microsoft diz que a UE é a culpada da pior falha informática do mundo

Microsoft diz que a UE é a culpada da pior falha informática do mundo

A Microsoft diz que a União Europeia é a culpada pela maior falha informática do mundo, na sexta-feira, na sequência de uma actualização de segurança defeituosa.

Um acordo de 2009 insistido pela Comissão Europeia impediu a Microsoft de fazer alterações de segurança que teriam bloqueado a actualização da empresa de cibersegurança Crowdstrike, que causoua falha de cerca de 8,5 milhões de computadores, afirmou a gigante da tecnologia em comentários ao jornal Wall Street Journal.

Milhares de voos sofreram atrasas ou foram cancelados, deixando os passageiros retidos em aeroportos de todo o mundo, o serviço do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido foi acfetado e os pagamentos contactless deixaram de funcionar.

O problema foi desencadeado por uma actualização defeituosa do sistema Falcon da CrowdStrike, concebido para prevenir ciberataques. Este sistema tem acesso privilegiado a uma parte fundamental de um computador, conhecida como kernel.

A Microsoft tem o Windows Defender, a sua alternativa interna ao CrowdStrike mas devido ao acordo de 2009 celebrado para evitar uma investigação europeia em matéria de concorrência, permitiu que vários fornecedores de segurança instalassem software ao nível do kernel.

Mais informação em: https://pt.euronews.com/next/2024/07/22/microsoft-diz-que-a-ue-e-a-culpada-da-pior-falha-informatica-do-mundo

Comments are closed here.