O Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Prof. Doutor e Eng. Lourino Chemane recebeu hoje, 14 de Novembro corrente, no seu gabinete de trabalho a delegação do Brasil que trabalha com Moçambique na capacitação institucional no âmbito do processo de certificação digital do pais.
O encontro visava, entre outros, avaliar o grau de implementação dos compromissos assumidos entre as partes, aferir os níveis de cumprimento da agenda de 30 dias da actual missão brasileira em Moçambique e traçar estratégias que garantam a eficácia das acções da dinamização do processo de certificação digital em Moçambique.
Como forma de garantir a operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique (SCDM), o Instituto Nacional de Tecnologia de Comunicação e Informação (INTIC) celebrou, em 2022, um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Do Rio Grande do Sul (IFRS), ambos do Brasil, que prevê a restruturação da Autoridade Certificadora Raiz do Estado (ACR), suporte na instalação e acreditação de Entidades Certificadoras do Segundo Nível, acompanhamento técnico, formação de técnicos e instalação de uma academia de cursos de curta duração em Certificação Digital.
Refira-se que a governação digital em Moçambique está refletida na Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, instrumento aprovado pelo Governo de Moçambique, que possui 120 iniciativas dentre as quais, o estabelecimento de mecanismo nacional de promoção, partilha, cooperação e coordenação em matérias de segurança cibernética, com alicerce na Rede Nacional de CSIRTs e implementação do Sistema de Certificação Digital de Moçambique.
Comments are closed here.