Perto de 100 estudantes, incluindo professores do Instituto Industrial e Comercial 07 de Setembro na cidade de Xai-Xai, província de Gaza beneficiaram se hoje, 23 de Novembro do ano em curso, de uma palestra de sensibilização sobre segurança cibernética promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC)IP. A palestra, ministrada pela Chefe do Departamento Central e Protecção de Dados no NTIC, Dra. Délcia Marisa Nhantumbo tem como objectivo, consciencializar a comunidade escolar sobre os riscos associados ao uso do espaço cibernético, assunto que nos dias actuais tornou-se de grande valia devido aos perigos no meio digital, sobretudo para a comunidade escolar, visto que os estudantes têm recorrido a estes meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem.
O Director daquele estabelecimento de ensino técnico profissional, Américo Macamo Júnior, reconhece que a Internet tem sido recurso rápido para pesquisas e acesso a bibliotecas virtuais, num meio em que a escassez de material didáctico físico é notório. ” A sensibilização para o bom uso destes dispositivos tem sido de extrema importância, pois os nossos alunos não conseguem discernir o útil do inútil nas plataformas digitais”- acrescentou o Director.
“Espero melhorar a minha postura diante da Internet e aproveitar o conhecimento assimilado para adoptar boas práticas e replicar a informação de forma a ajudar os colegas que não tiveram esta oportunidade”, disse a estudante Edna Jorge Mambo do Certificado Vocacional 5, correspondente a último ano do curso de gestão de Recursos Humanos. Ronaldo Chachuaio, estudante de electricidade Industrial e Comercial reconheceu que aprendeu muito, pois reencaminhava informações por vezes falsas e fotos mas já aprendeu que são atitudes que devem ser evitadas. Estas acções de sensibilização ocorrem no âmbito do Mês de Segurança Cibernética que se comemora todos os anos no mês de Outubro, com o intuito de sensibilizar os indivíduos sobre boas práticas no ciberespeço.
Comments are closed here.