O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicacao, (INTIC), realiza de 19 a 23 de Novembro corrente, uma visita de trabalho à província do Niassa, no âmbito do processo de implementação do Sistema de Certificação Digital de Moçambique. A equipe, liderada pelo Director da Divisão de Licenciamento e Certificação, Eng. Laisse Mucavele, incluiu especialistas do Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina do Brasil. Estes especialistas estão em Moçambique desde Outubro passado para fornecer suporte técnico ao INTIC na implementação da Infra-estrutura de Chaves Públicas, além de apoiar na implementação do Sistema de Assinatura Digital.
No escopo da missão, a equipe teve como objectivo principal realizar um levantamento de dados para estudar a estratégia para a implementação do Sistema de Assinatura Digital em Moçambique. A acção ocorreu no distrito de Mecanhelas, Posto Administrativo de Maniamba e na cidade de Lichinha. De acordo com Laisse Mucavel, a escolha da província do Niassa para essa iniciativa foi estratégica, considerando suas condições socio-econômicas. Laisse acrestou ainda que “esta abordagem visa não apenas fortalecer a segurança cibernética, mas também adaptar a implementação às nuances específicas de diferentes regiões do país”.
Esta visita é alinhada ao Decreto nº 59/2019 de 3 de Julho aprovado pelo Conselho de Ministros com objectivo primordial de elevar os níveis de segurança nas transacções electrónicas entre a Administração Pública, o sector privado e os cidadãos.
Comments are closed here.