Hoje, 7 de Fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura, uma data de consciencialização global sobre a importância de promover um ambiente digital seguro e saudável para todos os usuários da Internet. Esta iniciativa teve início em 2004, por meio do projecto europeu “Safe Internet Day”, e desde então tem crescido em alcance e relevância internacional. A cada ano, organizações, escolas, empresas e indivíduos se unem para compartilhar recursos, educar sobre boas práticas online e incentivar a reflexão sobre os desafios e oportunidades oferecidos pelo espaço digital.
Com o aumento do uso da internet em todas as esferas da vida, desde o trabalho até o lazer, garantir a segurança online tornou-se uma prioridade crucial dos Estados e organizações. No contexto moçambicano, o Dia da Internet Mais Segura destaca a necessidade de proteger os usuários, especialmente crianças, jovens e mulheres, contra ameaças como cyberbullying, abuso online, roubo de dados e exposição a conteúdos inapropriados, sendo estes os grupos mais preferidos pelos cibercriminosos dada a sua vulnerabilidade no espaço digital.
Assim, a data reflecte uma oportunidade para reforçar a colaboração entre governos, empresas de tecnologia, educadores e comunidade em geral para garantir que a internet seja um espaço seguro, inclusivo e respeitoso para todos os usuários, contribuindo para um ambiente online mais saudável e positivo.
Para marcar esta ocasião, o INTIC organizou um Webinar a ter lugar hoje, dia 7 de Fevereiro de 2024, pelas 13 horas e contará com a moderação do Dr. Eugénio Jeremias, Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados e vai abordar sobre Internet Segura e Privacidade, a ser ministrado pelo Eng. José Varela da Silva, Especialista em Cibersegurança de Angola, Cidadão Ciber Seguro a ser ministrado pelo Eng. Elves Tales, Técnico do CSIRT no INTIC, e sobre Internet Mais Segura – Experiência com o Brasil, pelo Dr. Percival Henrique, Coordenador da Câmara de CGI de Segurança e Direitos na Internet no Brasil.
Por ocasião da data, o INTIC massificou a produção e disseminação, através de suas plataformas digitais e dos Órgãos de Comunicação Social, de materiais gráficos, incluindo cartazes e folhetos, com o objectivo principal de ampliar a conscientização da sociedade sobre os cuidados essenciais e as boas práticas a serem adotadas ao utilizar a internet. Com essas ferramentas, o INTIC visa alcançar um amplo espectro de usuários, educando e capacitando as pessoas para navegarem com segurança em um ambiente digital cada vez mais complexo e dinâmico.
Comments are closed here.