Decorreu hoje, no auditório da Universidade Pedagógica em Maputo, um Workshop sobre Certificação Digital, organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC) IP em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina do Brasil. O evento tinha com o objectivo apresentar resultados do processo da criação da Autoridade Certificadora de Raiz (AC-Raiz) de Moçambique.
O ponto mais alto do Workshop foi a certificação de cerca de 80 técnicos representantes de várias instituições públicas, privadas e académicas, doptados de habilidades técnicas e teóricas para assinar documentos digitais.
Luís Canhemba, Administrador para o Pelouro Corporativo no INTIC, disse, no acto da entrega de certificados, que o Sistema de Assinatura Digital no país contribuirá significativamente para dinamizar o processo de Transformação Digital em Moçambique. “Acreditamos que a assinatura digital é crucial para solucionar problemas tradicionais como falsificação de documentos, falta de agilidade dos processos burocráticos, veiculação de falsas informações, dentre outros benefícios”. Disse.
Num outro desenvolvimento Canhemba considerou que esta inovação vai trazer mudanças estruturais nas organizações, proporcionando modernização às empresas, melhoria no desempenho, ampliação do alcance de mercado e avanços tecnológicos que impactam positivamente as pessoas.
Comments are closed here.