Workshop internacional no Dubai promove soluções inovadoras de Inteligência Artificial
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) participa no workshop From Connectivity to Intelligence: UAE Capacity Building Week, dedicado à promoção de soluções inovadoras de Inteligência Artificial (IA), no âmbito da colaboração entre a União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a Autoridade Reguladora das Telecomunicações e do Governo Digital dos Emirados Árabes Unidos (TDRA).
O evento realiza-se no dia 21 de Outubro de 2026, nas instalações da TDRA, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, e tem como objectivo dar início à implementação do ITU AI for Good Sandbox nos Emirados Árabes Unidos, apresentar as oportunidades oferecidas pela plataforma e promover a participação de parceiros interessados no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial.
O INTIC é representado pelo assessor do Conselho de Administração, Paulo Maculuve, que participou nos debates sobre estratégias para promover soluções inovadoras de Inteligência Artificial, ao lado de representantes de entidades reguladoras, universidades e organizações internacionais.
No âmbito do workshop, Paulo Maculuve apresentou o tema “Estratégias para Promover Soluções Inovadoras de Inteligência Artificial”, no qual abordou o papel do INTIC na regulação do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique. A apresentação destacou as responsabilidades da instituição na promoção de políticas públicas e instrumentos legais que impulsionem a transformação digital, a protecção de dados pessoais, a segurança cibernética, o comércio electrónico e o desenvolvimento da sociedade de informação, sublinhando igualmente a importância da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, em alinhamento com as boas práticas internacionais.


A apresentação destacou ainda o modelo Regulatory Sandbox (Ambiente Regulatório Experimental), um mecanismo que permite testar soluções de Inteligência Artificial num ambiente controlado, antes da sua implementação em larga escala. A iniciativa visa estimular a inovação e facilitar a colaboração entre o regulador, as instituições públicas, o sector privado, a academia e outros intervenientes, assegurando, simultaneamente, a observância de princípios éticos, de segurança, transparência e responsabilidade.
A aplicação deste modelo pretende criar condições favoráveis ao desenvolvimento e à utilização da Inteligência Artificial para o bem comum, contribuindo para uma transformação digital inclusiva e sustentável em Moçambique.
O programa inclui igualmente a apresentação do AI for Good Lab e Sandbox e o lançamento de iniciativas de colaboração, entre as quais a plataforma árabe de Inteligência Artificial, o AI for Good Sandbox Global Hackathon, uma chamada à colaboração para o desenvolvimento de bases de conhecimento abertas especializadas e um repositório global aberto de agentes de Inteligência Artificial.
A iniciativa reúne especialistas de diferentes países para partilhar experiências, boas práticas e lições aprendidas, bem como identificar políticas, estratégias, normas e competências necessárias para impulsionar o desenvolvimento e a aplicação da Inteligência Artificial.
Comments are closed here.