Realizou-se na cidade da Beira, província de Sofala, nos dias 05 a 07, o VI Fórum dos Dirigentes das Instituições do Ensino Superior sobre Governança Orientada para a Qualidade. O evento reuniu diversos dirigentes para discutir estratégias de melhorias na qualidade do ensino, com foco na produção e divulgação de artigos científicos.
A cerimónia de abertura deste evento foi dirigida pelo Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, que também procedeu ao lançamento do Repositório Científico de Moçambique (RECIMO), uma plataforma electrónica projectada para integrar e disseminar os resultados académicos de forma ampla e acessível.
O evento, com duração de três dias, contou com a participação de reitores, directores gerais, representantes do Conselho Consultivo do MCTES, avaliadores internos e externos, entre outros convidados. Durante a reunião, também ocorreu o lançamento de manuais de Garantia de Qualidade do Ensino Superior e Estatísticas de Avaliação e Acreditação referentes ao ano de 2023, além de mesas-redondas e painéis sobre temas ligados à qualidade do ensino superior em Moçambique
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) foi representado no evento pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração.
No segundo dia do evento, Lourino Chemane, desempenhou um papel significativo como orador “Mesa Redonda” com o tema: O futuro do trabalho ou trabalhadores do futuro? Repensando a empregabilidade na Era da Digital e face aos impactos da Inteligência Digital”, ao lado de figuras incontornáveis nestas matérias, como Eng. Prosperino da Conceição Manual Franco, Director da Empresa PM FRANCO TV, Enga. Gérsia Sequeira, Presidente da Associação Moçambicana de Empresas de Área de TIC, Prof. Doutor Jorge Ferrão, Reitor da UP, e Prof. Doutora Eugénia Cossa, Directora Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O encontro foi marcado ainda pela presença da Secretária de Estado da Província de Sofala, Cecília Chamutota, que instou as instituições de ensino superior a desenvolverem inovações para mitigar os impactos dos desastres naturais.
Sob o lema “Promovendo Parcerias entre Ensino Superior e Sector Produtivo rumo ao Desenvolvimento Económico e Sustentável de Moçambique”, o fórum proporcionou uma plataforma de discussão sobre a importância da ligação entre ensino superior e o sector produtivo para o desenvolvimento do país.
Comments are closed here.