O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou na última sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, da conferência promovida pelo Comissariado Geral de Moçambique para a EXPO 2025 (COGEMO), que tinha como objetivo principal impulsionar a preparação do país para a participação na EXPO 2025, programada para acontecer em Osaka, Japão. O evento decorreu no âmbito da 59ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) 2024.
Moderada por Doutor Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do INTIC, a conferência contou com a presença de do Comissário Geral do COGEMO, quadros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), do INTIC, dentre outros sectores.
O evento destacou os avanços alcançados desde a criação do Comissariado, em Dezembro de 2022, e a importância de estabelecer parcerias para garantir o sucesso da participação do País no evento global, que tem como lema: “Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”, estruturado em três subtemas nomeadamente: (i) “Salvando Vidas”; (ii)” Emponderando Vidas” e (iii) “Conectando Vidas”.
O COGEMO, é uma entidade criada por meio do Decreto nº 67/2022, do Conselho de Ministros para divulgar, buscar parcerias e recursos financeiros por forma a garantir a participação de Moçambique país EXPO 2025.
Durante a conferência, foram discutidos tópicos como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a relevância da inteligência artificial e robótica, e o papel do sector privado na EXPO 2025. Os participantes puderam ouvir especialistas e interagir em painéis que abordaram as perspectivas e desafios da participação de Moçambique no evento internacional.
O encontro serviu para identificar e priorizar os temas, sectores e inovações bem como desenvolver uma estratégia de comunicação que alinhe a imagem do país com o lema e subtema da EXPO 2025.
Como resultado desta conferência, foi possível a consolidação do documento que define a estratégia de Moçambique para a EXPO 2025. Além disso, foram firmados compromissos de financiamento e parcerias para apoiar a participação de Moçambique, e foi identificado e implementado um plano de capacitação para garantir que o país esteja preparado tecnologicamente para o evento. Foi também revisitado e consolidado o Comitê Inter-sectorial para monitorar e coordenar a preparação para a EXPO 2025.
Comments are closed here.