Moçambique participa na Semana Internacional Digital do Vietname 2025
Moçambique participa na Semana Digital Internacional do Vietname (VIDW 2025), que decorreu na província vietnamita de Ninh Binh, de 27 a 29 de Outubro de 2025. O VIDW 2025 é um evento anual que reúne delegados nacionais e internacionais, incluindo líderes ministeriais, chefes de delegações de vários países, líderes da Organização das Nações Unidas, Banco Mundial, UNESCO, União Europeia, União Internacional das Telecomunicações e empresas líderes de tecnologias internacionais.
A delegação moçambicana, liderada pelo Ministro do Interior, Paulo Chachine, integra quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do Ministério do Interior, do Ministério das Comunicações e Transformação Digital e do Serviço Nacional de Investigação Criminal.
O Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD) é representado pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP), Lourino Chemane, e pelo Administrador para o Pelouro Técnico e Operacional, Constantino Sotomane.
A Semana Internacional Digital do Vietname 2025 destaca o papel pioneiro das políticas e dos quadros institucionais no impulso ao desenvolvimento e à aplicação responsável da Inteligência Artificial (IA), com vista ao crescimento sustentável e à integração global.
No âmbito da Semana, têm igualmente lugar exposições tecnológicas, encontros bilaterais e actividades de diplomacia cultural destinadas a promover a imagem da província de Ninh Binh junto da comunidade internacional.



A delegação moçambicana partilhou sobre os trabalhos que o país tem vindo a realizar com vista a consolidar a adopção da Inteligência Artificial. Algumas destas acções incluem o desenvolvimento da Estratégia de Inteligência Artificial em curso, a adopção, em 2021, das recomendações da UNESCO sobre Ética na Inteligência Artificial, a formação da Comissão Nacional Intersectorial e Multidisciplinar de Inteligência Artificial, a realização do Estudo sobre Prontidão de IA em Moçambique com base na metodologia RAM da UNESCO e o desenvolvimento do quadro legal e regulatório como uma das medidas para melhorar o nível de prontidão do país na adopção e ética da Inteligência Artificial.
Em relação ao desenvolvimento do quadro legal e regulador, a delegação abordou as propostas da Lei de Protecção de Dados, da Lei de Crimes Cibernéticos, da Lei de Segurança Cibernética, do Regulamento de Construção e Operação de Centros de Dados, do Regulamento de Computação em Nuvem, entre outros.
Além de participação na mesa-redonda, o Ministro do Interior manteve um encontro com o Ministro da Ciência e Tecnologia do Vietname. No encontro os dois dirigentes realçaram a amizade e cooperação histórica entre os dois países que dura a mais de 50 anos e mostraram abertura em continuar a cooperar com maior ênfase para a área de transformação digital que é o novo motor de aceleração de desenvolvimento de outros sectores sócio-económicos.
No encontro, o Ministro Vietnamita assegurou que o seu país vai apoiar Moçambique na elaboração de Estratégia de Transformação Digital e na Estratégia de Inteligência Artificial.
Comments are closed here.