INTIC participa da Mesa Redonda sobre Inovação, Economia Digital e Democracia Promovido pelos PALOP
O Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participa, hoje, 29 de Julho de 2025, do evento de Pré-lançamento do Lançamento Lusófono da Fundação para a Inovação da Democracia, realizado no Hotel Cardoso, na cidade de Maputo.
A iniciativa reune representantes do corpo diplomático, de instituições públicas e partidos políticos em duas mesas redondas temáticas sob os títulos “Economia Digital e Empreendedorismo nos países PALOP: Lições das Mulheres dos PALOP” e “Economia Digital e Empreendedorismo: Lições das Mulheres e Cidadãos dos PALOP”. O encontro conta com a participação de artistas, activistas, pesquisadores, jovens e mulheres dos PALOP, que partilham experiências inovadoras e estabelecem parcerias no contexto da economia substantiva do continente africano.
Durante a sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Eng. Lourino Chemane, em representação ao Ministro de Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga destacou que “a transformação digital exige uma abordagem estratégica e integrada, assente em infra-estruturas digitais robustas, centros de dados, segurança cibernética, capacitação e educação digital, formação profissional, regulamentação flexível e inclusão digital”. Acrescentou ainda que “o INTIC está empenhado na elaboração de propostas leis fundamentais para a transformação digital no país, como a Proposta da Lei de Crimes Cibernéticos, da Lei de Segurança Cibernética, da Lei de Protecção de Dados e de vários regulamentos, visando melhorar a transformação digital em Moçambique”.



O lançamento oficial da Fundação para a Inovação da Democracia terá lugar amanhã, 30 de Julho, igualmente em Maputo, sendo este o sexto laboratório a ser estabelecido, depois de iniciativas semelhantes em diversos pontos de África e da Europa.
O evento contará, naquela sessão, com a presença do Professor Achille Mbembe, conceituado historiador, politólogo e filósofo camaronês, que irá proferir uma intervenção sob o tema “Plataformas Digitais e Inovação em África”.
A Fundação visa promover modelos de democracia ancorados nas realidades históricas, culturais e territoriais do continente africano.



Comments are closed here.