INTIC participa da 3ª Edição do Marketplace of Needs and Idea na UEM
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC, participa hoje, 4 de Abril de 2025, do Market Place of Needs And Ideas, no espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo. O evento tem como objectivo discutir o papel da IA na transformação digital e seu impacto nos diversos sectores da economia moçambicana, identificando as oportunidades que essa tecnologia pode oferecer para o desenvolvimento socioeconómico e a inovação tecnológica no país.
O encontro visa promover um espaço de diálogo entre diferentes actores, como a Academia, Órgãos Governamentais, Organizações Não Governamentais, Legislador, Reguladores, Sociedade Civil, Estudantes, Pesquisadores, Profissionais e Empresas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação e Sector Financeiro, para a construção de um ecossistema favorável à IA.
Além do debate, o evento pretende criar um espaço para a concepção de soluções voltadas aos desafios identificados durante as discussões, incentivando o desenvolvimento de estratégias práticas e colaborativas para a adoção da IA em Moçambique.
O Market Place of Needs and Ideas, é uma actividade inserida nas actividades do projecto ICT4Dev, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), co-implementado pelo Politécnico Di Milano e pela Universidade Eduardo Mondlane. Este evento prevê a criação de espaços de debate e criação de soluções em diferentes áreas envolvendo diferentes actores da sociedade civil.


Para esta terceira edição, tendo em conta o facto de que em Moçambique o potencial da Inteligência Artificial (AI) ainda está em processo de exploração, enfrentando desafios estruturais e tecnológicos, escolheu-se o tema: “Oportunidades e desafios no uso da Inteligência Artificial (IA) como catalizador para a transformação digital em Moçambique”.
Participam do encontro quadros do INTIC nomeadamente, Dra. Zulmira Macamo, Administradora para o Pelouro Corporativo, Eng. Constantino Sotomane, Administrador para o Pelouro Corporativo e Dr. Eugénio Macumbe, Director da Divisão de Governação Digital.
Constantino Sotomane destacou que a IA é uma questão central na agenda dos governos, incluindo Moçambique. Ele mencionou iniciativas voltadas para a regulamentação do sector de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em curso no país levadas a cabo pelo INTIC, com o objectivo de promover projectos de inovação relacionados à IA no país.
Comments are closed here.