Assembleia da República promove Seminário sobre Indução Geral dos Deputados a Legislatura
Prof. Doutor Eng.° Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), proferiu uma palestra sob o tema: O Parlamento e as Tecnologias de Informação e Comunicação – Desafios e Perspectivas do Quadro Legal da Sociedade de Informação, no dia 28 de Março corrente, na sala de sessões plenárias do Palácio da Assembleia da República.
O Presidente do Conselho da Administração do INTIC, fez-se acompanhar pelos Membros do Conselho de Administração e Quadros Séniores da instituição.
“Com o uso das TICs podemos tornar o Parlamento mais eficaz, eficiente, transparente e bem equipado para se aproximar dos cidadãos”. afirmou Chemane.
Lourino Chemane salientou que é urgente a adopção de mecanismos legislativos para garantir a soberania digital, assim como a identificação e responsabilização dos perpetradores de práticas criminais assentes na Inteligência Artificial, como notícias falsas (fake News), cuja a responsabilidade e dificuldade de detenção aumentam com o recurso a práticas de deepfake facilitadas pela Inteligência Artificial.



O Presidente do Conselho de Administração do INTIC, destacou ainda que os diferentes instrumentos legais e regulamentares em elaboração e planificadas visam estabelecer um ambiente propício para Transformação Digital criando confiança nos serviços públicos digitais oferecidos.
“As TICs ajudam a estabelecer um canal bidirecional o enriquecimento dos cidadãos nas actividades da Assembleia da República no domínio legislativo, de fiscalização e de representação”. disse Chemane.
Ressaltou ainda durante a palestra que, os desafios de TIC no país incluem a formulação de políticas e estratégias para as tecnologias digitais emergentes como a Inteligência Artificial, Drones, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e entre outras.
Comments are closed here.