Avanços significativos na elaboração do Regulamento de Computação em Nuvem de Moçambique

Avanços significativos na elaboração do Regulamento de Computação em Nuvem de Moçambique

Decorreu no dia 13 de Setembro do ano corrente, a 3ª sessão de Sterring Committe, o órgão do mais alto nível, entre o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e a Ernest & Young, referente a elaboração do Regulamento de   Construção e Operação de Centros de Dados e Serviços de Computação em Nuvem de Moçambique.

Esta sessão tinha como objectivo, a apresentação da situação actual do projecto.

Neste momento, está em preparação a elaboração de uma proposta de regulamento, a elaboração de guidelines de arquitectura e a criação da aplicação de operadores.

Já foram entregues documentos relativos à apresentação de kick-off, lista de países de referência para benchmarking, lista dos key stakeholders, estudo comparativo sobre o regulamento, entre outros.

A 4ª sessão de stering committee foi marcada para o dia 15 de Outubro e até lá, espera-se que sejam revistos os entregáveis, revisto o cronograma e estruturadas as linhas técnicas orientadoras para o estabelecimento de um centro de dados em Moçambique.

Espera-se ainda que até ao final do ano, o documento esteja disponível para a consulta pública, para posterior aprovação pelo Conselho de Ministros.

Esta accão é resultado de um Memorando de Entendimento entre o INTIC e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), para a elaboração do Regulamento de Construção e Operação de Centros de Dados e Serviços de Computação em Nuvem de Moçambique, celebrado no dia 8 de Dezembro de 2023, à margem da 3ª Edição do Fórum de Governação da Internet 2023.

Comments are closed here.