Organizada pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), com o tema “Transformação Digital, Inovação e Sustentabilidade”, O INTIC foi convidado a participar deste importante evento, sendo representado pela Administradora de Segurança do Sistema de Certificação Digital, Engª. Vitalina Morais.
Vitalina Morais participa como membro do primeiro painel, com o tema: “Inclusão e Empoderamento Global da Mulher nas Tecnologias Digitais”, onde destacou a urgência de celebrar as conquistas das mulheres no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio de premiações, reconhecimento e promoção. Ela enfatizou a importância de reduzir a discriminação de género e os estereótipos na esfera digital, propondo a inclusão de temas digitais em currículos escolares desde o ensino primário até às universidades para abordar esta questão.
Além disso, Vitalina Morais mencionou as leis que o Governo está a elaborar, como a de Segurança Cibernética, Crimes Cibernéticos e de Protecção de Dados, que visam tornar o ambiente digital mais seguro, especialmente para as mulheres. Ela também destacou as iniciativas do CSIRT (Equipe Nacionail de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética), que tem realizado palestras e webinars direccionados à protecção das mulheres e meninas no espaço digital.
Ao finalizar sua intervenção, Vitalina Morais ressaltou a importância da colaboração e união de esforços entre todas as entidades e sectores para implementar as soluções propostas e enfatizou a necessidade de as mulheres aproveitarem as oportunidades oferecidas na área das TICs.
O INTIC continuará a participar do evento e será representado amanhã pelo PCA do INTIC, Lourino Chemane, que fará parte do painel que vai promover uma reflexão sobre o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.
Comments are closed here.