Transformação digital em Moçambique exige interoperabilidade e protecção de dados
MAPUTO, 26 de Março de 2026 – O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, encerrou nesta quinta-feira a 7ª edição da Mozambique Fintech Week, realizada no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, em Maputo, destacando que a transformação digital do país só será eficaz se houver interoperabilidade entre sistemas e protecção dos dados dos cidadãos.

Segundo o ministro, a digitalização não é apenas uma questão tecnológica, mas uma transformação estrutural da economia e da sociedade, que exige acção coordenada do Estado, do sector privado e da academia. “O centro de toda esta transformação deve ser o cidadão. Precisamos de sistemas simples, seguros e integrados, que conversem entre si e garantam confiança no uso dos dados”, afirmou.
O sistema nacional de pagamentos instantâneos, METIX, foi apontado como exemplo de infraestrutura crítica que já permite maior eficiência e dinamismo económico. Mas, segundo Muchanga, ele só cumprirá o seu papel se estiver integrado a outros sistemas digitais e protegido por normas rígidas de cibersegurança. “Os dados são um activo estratégico da economia digital. O compromisso do Governo é claro: promover inovação com responsabilidade, assegurando protecção aos cidadãos e confiança no sistema”, acrescentou.

Comments are closed here.