Moçambique participa da ICANN

Moçambique participa da ICANN

Moçambique participou de 09 a 15 de Novembro de 2024 do Fórum da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN82), em Istambul, na Turquia.

O país foi representado pelo Presidente de Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor Lourino Chemane, membro do Government Advisory Council (GAC) desde 2022, organização internacional que trata da governação e de uso dos recursos críticos da Internet como endereços IP e o Sistema de Nomes de Domínios de Internet.

Em Moçambique, o INTIC é a entidade reguladora e responsável pela Gestão do Domínio MZ, o CCTLD (Country Code Top Level Domain) de Moçambique, e pela gestão dos recursos críticos de Internet, incluindo os endereços de Internet e dos Números de Sistemas Autónomos de Internet.

De acordo com o PCA do INTIC, a participação de Moçambique neste programa é parte que concorre para a implementação da Política e Plano Estratégico para a Sociedade de Informação e da Lei de Transações Eletrónicas, no que diz respeito à gestão e desenvolvimento da Internet no nosso país, em particular no uso do Domínio .MZ e dos endereços IP e outros recursos críticos da Internet “- disse o PCA.

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é a entidade internacional que tem como missão central a coordenação do sistema global de anúncio e distribuição dos nomes de domínio e os números (endereços) de Internet parte fundamental do funcionamento do sistema de endereçamento entre computadores e dispositivos electrónicos na Internet. A participação e representação dos Governos através dos seus representantes no Government Advisory Council (GAC) da ICANN é muito importante para representar os interesses dos respectivos Estados e para assegurar os aspectos da soberania e integridade dos Estados e de protecção dos interesses dos seus cidadãos no uso da Internet.

Comments are closed here.