O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC –IP), esteve reunido no dia 10 de outubro de 2024, com a FSDMOÇ (Financial Sector Deepening Moçambique). A reunião foi dirigida pelo Sr. Eng° Lourino Chemane PCA e teve como o objetivo a apresentação do projecto We Finance Code.
Segundo a FSDMOÇ O Banco Mundial está a implementar a iniciativa We Finance Code em 25 países no mundo, dos quais cinco são países Africanos, visando aumentar o acesso das MPMEʹs (pequenas e medias empresas) lideradas ou detidas por mulheres, aos serviços financeiros e a competitividade, com foco nos dados desagregados tanto do lado da oferta como da procura.
Em Moçambique, o We Finance Code pretende prestar assistência técnica aos reguladores do sector financeiro para desenvolver normas e práticas de análise de recolha de dados desagregados por gênero.
Adicionalmente, a iniciativa permitirá trabalhar com pelo menos uma instituição financeira para capitalizar as práticas de recolha de dados para conceber e lançar um produto de financiamento destinado a apoiar as MPMEs lideradas por mulheres. Neste âmbito, a FSDMOÇ convida o INTIC para participar no lançamento do We Finance Code, que se realizará no dia 28 de novembro do corrente ano.
Durante o encontro o PCA frisou que o INTIC está interessado na investigação sobre a recolha de dados, saber quem são as pessoas e onde se localizam, de referir que o INTIC, entidade Reguladora de TIC já possui o Regulamento de Registo e Licenciamento dos Provedores Intermediários de Serviços Eletrônicos e Operadores de Plataformas Digitais, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros, através do Decreto 59/2023 de 27 de outubro. O INTIC convida as MPMEʹs para se registarem.
Comments are closed here.