Nos dias de hoje, muitas pessoas dependem de seus smartphones, para tarefas do cotidiano. Porém, um acidente pode ocorrer em um piscar de olhos: o aparelho pode cair na água, seja em uma chuva intensa, na piscina ou em um simples copo de água. Diante dessa situação, uma das dicas mais populares que circula entre os usuários é a de colocar o celular danificado em um recipiente com arroz. Mas será que essa prática realmente funciona?
A ideia de colocar o celular molhado em arroz se baseia na crença de que os grãos de arroz conseguem absorver a humidade do aparelho. Embora o arroz possa, de facto, absorver a humidade do ambiente, especialistas alertam que essa prática não é eficaz quando se trata de dispositivos electrónicos. O arroz não é capaz de alcançar áreas internas onde a água se acumula e, além disso, pode deixar resíduos no aparelho, o que pode piorar a situação.
A Apple avisou oficialmente aos utilizadores para não colocarem os seus iPhones no arroz se receberem um alerta de “líquido detectado”. A companhia considera que colocar um telefone encharcado em arroz cru tem sido um mito popular na Internet sobre como salvá-lo se cair acidentalmente na água.
Um estudo de 2014 de um serviço de resgate de dispositivos electrónicos concluiu que o arroz não era uma forma eficaz de secar um telemóvel e que era menos eficaz do que deixar o dispositivo a secar. Quando um utilizador do iPhone recebe um alerta de “deteção de líquido”, normalmente significa que foi detectado líquido no conector lightning ou no conector USB-C. Neste caso, a Apple não recomenda o carregamento do telemóvel quando este está molhado, mas aconselha a utilização de um carregador sem fios se a parte de trás do smartphone estiver seca.
Se o iPhone estiver molhado, pode bater com ele contra a sua mão com o conector virado para baixo para remover o excesso de líquido e depois deixá-lo numa área seca. Após 30 minutos, pode tentar carregá-lo novamente. Se continuar a ver um alerta de líquido, a empresa de tecnologia recomenda deixá-lo numa área seca com algum fluxo de ar durante um dia, o que pode demorar até 24 horas.
Além de evitar o arroz, há outras práticas que devem ser evitadas. Colocar o aparelho no forno, no micro-ondas ou utilizar secadores de cabelo podem causar danos irreversíveis. A temperatura excessiva pode derreter componentes internos e até mesmo causar incêndios.
Embora a tecnologia tenha avançado, muitos dispositivos ainda não são totalmente à prova d’água. Para evitar contratempos, é essencial investir em capas à prova d’água e sempre ter cuidado em ambientes onde a água está presente.
Para mais informações, aceda ao: euronews
Comments are closed here.