Uma delegação do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC) IP, dirigida pelo Administrador para o Pelouro Corporativo, Dr. Luís Canhemba, efectuou de 01 a 15 de Julho do corrente ano, visitas de trabalho a várias entidades ligadas as Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de Portugal.
Trata-se de visitas realizadas ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), à .PT, ao Centro de operações do CERT.PT, ao Gabinete Nacional de Segurança (GNS), ao Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), á Agência para a Modernização Administrativa, á IP Telecom e á empresa de Computação Científica Nacional (FCCN). Estas visitas tinham como objectivo estabelecer a troca de experiências nas áreas de gestão e operação de equipas de resposta a incidentes cibernéticos com estas entidades congéneres do INTIC.
Para além do Administrador do Pelouro Corporativo, a delegação Moçambicana foi composta por mais 3 quadros do INTIC IP, nomeadamente, Sérgio Guivala, Chefe de Departamento de Segurança Cibernética, Lúcia Zimba e Elves Tales, técnicos do Departamento de Segurança Cibernética.
Na reunião com Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal (CNCS), o Eng. Lino Santos, coordenador desta entidade, ressaltou as atribuições, iniciativas e projectos do CNCS, tendo destacado a colaboração entre o CNCS e outros órgãos ligados á matriz de segurança cibernética de Portugal.
A delegação do INTIC, IP visitou igualmente a .PT onde ficou acordada a assinatura de um memorando de entendimento entre o Domínio .mz e o Domínio .pt visando uma maior cooperação entre Moçambique e Portugal na melhoria de prestação de serviços. Numa outra ocasião, o INTIC, IP visitou o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), organismo responsável pela rede informática que serve ao Governo e apoia-o nas tecnologias de informação e de comunicação e nos sistemas de informação.
A posterior efectuou-se uma visita a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), Instituto Público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. Na mesma sequência, a delegação do INTIC visitou as instalações da empresa da Ip Telecom, um operador que oferece serviços de telecomunicações e de Data Center ao mercado empresarial. Em seguida a equipa visitou o FCCN, uma unidade de Computação Científica, que presta serviços de tratamento de incidentes, auditorias, campanhas de phishing e outras actividades relacionadas.
A Delegação Moçambicana foi igualmente recebida pela Dra. Maria de Fátima Manso, da embaixada de Moçambique em Portugal, onde o Administrador Luís Canhemba apresentou, de forma sucinta, os objectivos da missão assim como a agenda geral de trabalho, tendo falado igualmente das competências, atribuições e acções levadas a cabo pelo INTIC, IP.
O Administrador Luís Canhemba considera que esta visita foi no âmbito das acções de melhoria do ambiente de segurança cibernética em Moçambique, com enfoque para a implementação do Grupo de Resposta de Incidentes de Segurança Cibernética (CSIRT Nacional) e o desenvolvimento da Rede Nacional de CSIRT.
“Paralelamente a estes esforços, o Governo de Moçambique, através do INTIC, IP assinou um memorando de entendimento com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) de Portugal, para apoiar na operacionalização do CSIRT Nacional (nCSIRT.Mz) e a Rede Nacional de CSIRT, que pressupõe assistência técnica, formação, troca de experiência de outras accoes de cooperação, dentre outras acções”, disse Canhemba.
Comments are closed here.