Moçambique participa na 6ª Sessão da Assembleia Geral da LusNIC

Moçambique participa na 6ª Sessão da Assembleia Geral da LusNIC

Uma delegação de Moçambique liderada pelo Presidente do Conselho de administração do INTIC, Prof. Doutor. Eng Lourino Chemane (INTIC) e composta por: Eng. Francisco Mabila (CIUEM), Eugénio Macumbe (INTIC), Osvaldo Cossa (INCM) e Lúcio Nhadumbuque (INTIC), participou no dia 10 de Setembro de 2024, na 6ª Sessão da Assembleia Geral do LusNIC, Associação de Registries de Língua Portuguesa que realizou-se no Instituto Internacional da Língua Portuguesa, na Cidade de Praia, Cabo Verde.

 

A LusNIC junta as entidades competentes na gestão, registo e manutenção de domínios de topo (ccTLD’s, country code Top Level Domains) dos países de língua oficial portuguesa. Estas entidades, também designadas de registries, representam: o .pt, de Portugal, o .br, do Brasil, o .cv, de Cabo Verde, o .gw, da Guiné-Bissau, o .st. de São Tomé e Príncipe, o .ao de Angola e, desde setembro de 2023, o .mz de Moçambique.

A assembleia vai abordar 3 pontos de agenda: (i) Análise, discussão e aprovação da Proposta de Plano de Actividades e Orçamento 2025-2026; (ii) Apresentação da candidatura da Associação ao ICANN Grant Program/2024; (iii) Apresentação das condições de participação dos Associados na Escola de Governação da Internet do Brasil e de frequência nos cursos do CERT.br; e (iv) Deliberar sobre outros assuntos que sejam do interesse da Associação.

Durante a assembleia, a delegação de Moçambique através do PCA do INTIC, anunciou que o seu país vai acolher a realização do próximo Fórum Lusófono de Governação da Internet (FLGI) e da Assembleia Geral da LusNIC.

No período da tarde, realizou-se uma formação denominada “Cibersegurança e Lusofonia: os desafios e oportunidades que nos unem”, organizada pela LusNIC e ARME, no TechPark.

O evento contou ainda com uma apresentação do PTSOC, o Centro de Operações de Segurança do .PT, sobre a importância da cibersegurança no contexto dos ccTLDs, que são fundamentais para a infraestrutura da Internet em cada país. Foram discutidos os desafios específicos enfrentados pelos ccTLDs na protecção contra ciberameaças, bem como as oportunidades para fortalecer o ciberespaço através de políticas, tecnologias emergentes e cooperação internacional.

Para mais informações consulte: https://lusnic.org/pt/

 

Comments are closed here.