Meta multada em 91 milhões de euros pela UE por armazenar milhões de passwords em claro

Meta multada em 91 milhões de euros pela UE por armazenar milhões de passwords em claro

A Comissão Irlandesa de Protecção de Dados (DPC) multou a Meta em 91 milhões de euros (cerca de 101,5 milhões de dólares) por não proteger as palavras-passe dos utilizadores. Esta multa é uma resposta a um incidente ocorrido em 2019, onde milhões de passwords do Facebook e Instagram foram armazenados em claro, o que as tornou facilmente acessíveis sem encriptação.

A DPC afirma que este incidente violou várias disposições do RGPD. O que é pior, o Facebook nem sequer notificou os seus utilizadores sobre esta violação e não implementou a segurança até e depois da descoberta desta situação.

Isto significava que estas palavras-passe estavam acessíveis a mais de 20 mil funcionários da Meta e foram armazenadas em claro de 2012 a 2019.

O procedimento padrão de armazenamento de palavras-passe do Meta inclui uma técnica de hashing chamada “script”, que envolve a conversão da palavra-passe real numa sequência aleatória de caracteres que não pode ser facilmente revertida.

Para mais informações, acesse a este link: https://pplware.sapo.pt/internet/seguranca/meta-multada-em-91-milhoes-de-euros-pela-ue-por-armazenar-milhoes-de-passwords-em-claro/

Comments are closed here.