No âmbito da Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP: 2012-2025) cujo objectivo é melhorar a qualidade de serviços da Administração Pública, o Governo aprovou a Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (PENSC), através da Resolução nº. 69/2021, de 31 de Dezembro, do Conselho de Ministros, que visa mitigar os efeitos dos ataques e incidentes cibernéticos no nosso país.
É neste sentido que o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) IP em coordenação com Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Tete e em parceria com o Projecto Cyber4Dev da União Europeia e Banco Mundial através do Projecto de Aceleração Digital de Moçambique (PADIM) ministra, de 5 a 6 de Julho corrente, o curso sobre Fundamentos de CSIRT baseado no curso TRANSITS I, com o objectivo de compreender os fundamentos das Equipes de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, sua organização, serviços, operação e como medir e melhorar sua maturidade.
A TRANSITS oferece treinamento para membros da Equipe de Resposta a Incidentes e Segurança de Computadores (CSIRT), bem como para indivíduos com interesse genuíno em estabelecer uma CSIRT. O curso TRANSITS I destina-se a novos ou potenciais funcionários do CSIRT que que necessitam de compreensão sólida dos principais aspectos do trabalho em uma equipe de tratamento e resposta a incidentes, oferecendo experiência nas áreas operacional, organizacional, jurídica e técnica.
Esta formação visa introduzir a organização, incluindo os serviços a serem disponibilizados, operação e questões legais pertinentes, assim como medir e elevar o nível de maturidade de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, e participam cerca de 35 representantes de diferentes entidades governamentais e privadas, académicas, sociedade civil e quadros de Serviços Províncias de Assuntos Sociais da Província Tete.
As primeiras horas do treinamento foram dedicadas a um levantamento de alto nível da necessidade de gestão de incidentes de Segurança bem organizada em escala nacional, sectorial e organizacional, o que deverá conduzir a um panorama CSIRT sectorial bem estruturado.
Organizados em pequenos grupos, os formandos discutiram sobre os mecanismos de gestão e de protecção de informação bem como de infraestruturas e suportes de infrmacao.
O INTIC, IP acredita que a realização do curso sobreFundamentos de CSIRTs, contribuirá para capacitar e sensibilizar quadros em matéria de segurança cibernética com base num programa de capacitação que parte do nível básico para o avançado, incluindo matérias de gestão, técnico-operacional e legal na criação de CSIRT Nacional e CSIRTs sectoriais que possam servir a todas as entidades a estabelecer comunicações directas com outros CSIRT nacionais ou entidades congéneres a nível internacional, mantendo o CSIRT de coordenação a par das actividades e dos acordos bilaterais ou multilaterais.
Comments are closed here.