A anteceder o GITEX Africa 2024, Gulf Information Technology Exhibition, realizado de 29 a 31 de Maio de 2024 em Marrocos, no dia 28 de Maio de 2024, realizou-se em Marrakech, a 4ª reunião da Rede Africana de Autoridades de Cibersegurança (ANCA).
A Smart Africa, juntamente com os seus principais intervenientes, desenvolveu um plano continental de segurança cibernética. Uma das recomendações que surgiu das consultas aprofundadas durante o desenvolvimento do plano foi a necessidade de estabelecer uma rede independente de autoridades africanas de cibersegurança com o objectivo de supervisionar o desenvolvimento da cibersegurança no continente.
A ANCA é composta pela rede de várias autoridades e agências africanas de cibersegurança de diferentes áreas geográficas e linguísticas, com o objectivo de criar uma plataforma de intercâmbio e cooperação entre os seus membros e fazer ouvir a voz de África nas suas negociações.
Dentre vários objetivos, o encontro visava rever as actividades regionais de cibersegurança ,compreender a estratégia de cibersegurança do Banco Mundial e os projectos de cibersegurança em curso em África e debater ideias e recolher contributos para o desenvolvimento da constituição da ANCA e a estratégia quinquenal. Foram também passadas em revista as discussões, contribuição e as ideias partilhadas na 3ª reunião do Smart Africa, assim como a as respectivas resolução.
Durante o GITEX, o INTIC participou da primeira reunião do Conselho de Agências Africanas de Tecnologias de Informação Council of African IT Agencies (CAITA) cujo objectivo era apresentar a constituição do escritório, bem como os detalhes do seu mandato.
O Conselho de Agências Africanas de Tecnologias de Informação (CAITA) é o mais recente órgão da Smart Africa, composto por agências de TI dos estados membros da Smart Africa, criado para promover a colaboração e cooperação no domínio da Tecnologia da Informação em todo o continente africano. O Conselho serve de plataforma para as agências de TI dos estados membros partilharem conhecimentos, recursos e melhores práticas no desenvolvimento e implementação de TI, com o objectivo de fazer avançar a tecnologia em África.
Este conselho estabelece também um fórum para as agências dos países membros discutirem questões políticas e regulatórias relacionadas às TI e trabalharem juntas para desenvolver soluções.
A reunião do CAITA reunir-se-á periodicamente, para permitir a discussão e deliberação sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento de TI em África.
Comments are closed here.