O Instituto Nacional da Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP, participou de 12 a 13 de Abril corrente, na primeira edição das Jornadas de Comunicação integradas nos festejos do 97º aniversário do jornal Notícias, que vão marcar o lançamento das celebrações dos cem anos daquela publicação.
Debruçando na qualidade de orador do tema “Desafios da comunicação na era digital e o combate ao crime cibernético”, Dr. Luís Canhemba, Administrador do Pelouro Corporativo do INTIC, IP destacou o papel da instituição no combate ao cibercrime na comunicação social, em especial e no País, através da capacitação institucional, aprimoramento do quadro regulatório, sensibilização e serviços.
Segundo o orador, um dos grandes desafios do sector da comunicação social, face ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e dos crimes cibernéticos em particular, são os fake news (notícias falsas), cuja resposta governamental, no seu entender, entre outros, foi a aprovação do Regulamento de Certificação Digital, um dispositivo que visa garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos electrónicos.
Acrescentou ainda que, de entre várias estratégias que o Governo através do INTIC, IP tem adoptado no campo da cibersegurança, destaque vai para a recente criação da Equipa Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, cuja a Página Web e respectivos serviços foram lançados pelo Ministro da Ciência, Tecnologias e Ensino Superior, Prof. Doutor, Daniel Daniel Nivagara, no dia 6 de Abril corrente, em Maputo.
Dr. Canhemba explicou que a plataforma ora criada, tem a missão de desenvolver a capacidade de resposta aos diversos crimes cibernéticos, desde os vírus, hackers, ameaças, entre outros que se destaquem no espaço cibernético nacional.
Comments are closed here.