Projecto de Formação em Robótica e CTEM Lançado em Maluana
O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, lançou ontem, 23 de Abril de 2025, no Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana, localizado no Distrito da Manhiça, o Projecto de Formação em Robótica e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O projecto de formação em Robótica e STEM, visa preparar as gerações para os desafios do futuro e proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender, experimentar e criar soluções inovadoras, através da robótica e da automação. Para o início das actividades, 50 alunos oriundos das escolas Primária e Secundária, das comunidades locais do Posto Administrativo de Maluana, constituem o primeiro grupo dos 5.000 alunos e estudantes a serem formados ao nível do País, num período de 5 anos.
O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, destacou que o projecto visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender, experimentar e criar soluções inovadoras, através da robótica e da automação, contribuindo para o empoderamento da juventude por forma a que possam enfrentar os desafios da quarta revolução industrial.
Dirigindo-se aos formandos, o Ministro, deixou mensagem de incentivo e desejou que abracem a oportunidade com dedicação e curiosidade, acrescentando que o futuro do País depende da capacidade que se tem de formar cidadãos inovadores, preparados para utilizar a tecnologia como instrumento de desenvolvimento e transformação social.
Por seu turno o Director Executivo da STEMMOZ, Akshay Kumar, fez saber que STEM não é apenas um acrónimo, mas é uma ponte para o futuro e uma filosofia de ensino que estimula a investigação, a criatividade, a experimentação e a inovação. Para Akshay, o projeto tem um impacto significante, porque os estudantes das escolas públicas nacionais terão acesso a algo que até então, era de exclusivo alcance de uma elite restrita. Permitindo desta forma que os jovens se sintam capacitados desde tenra idade, com competências essenciais, tais como: pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz, trabalho em equipa e colaboração.
Durante o lançamento do projecto de formação, o Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, visitou a feira de produtos agroprocessados e agrícolas, interagiu ainda com os alunos das diversas escolas presentes na formação no Parque de Maluana, inteirando-se e visitando a exposição de produtos robóticos desenvolvidos, de onde obteve em primeira mão a explicação do funcionamento de cada componente produzida.
Para além do Ministro das Comunicações e Transformação Digital, o evento contou com a presença da representante do Governador da Província de Maputo, Administradora do Distrito da Manhiça, Presidente do Município da Manhiça, Alto Comissariado da Índia em Moçambique, Membros do Conselho Consultivo do MCTD, estudantes e líderes locais.
O INTIC foi representado no evento pelo Presidente do Conselho de Administração, Eng. Lourino Chemane. Como órgão responsável por orientar, regulamentar e promover o uso responsável e inovador das TICs em no país, o INTIC actua na garantia de que as acções de implementação do projecto estejam alinhadas às disposições legais e políticas nacionais que orientam a inovação, segurança digital e inclusão digital.
A participação do INTIC neste evento fortalece a sua missão de estimular um ambiente favorável à adopção de tecnologias emergentes, garantindo qualidade, ética e segurança no desenvolvimento de acções que envolvem educação, indústria e sociedade.
Comments are closed here.