PCA do INTIC destaca Inteligência Artificial como ferramenta para a segurança cibernética

PCA do INTIC destaca Inteligência Artificial como ferramenta para a segurança cibernética

Decorreu hoje, 26 de Setembro de 2025, na Universidade Pedagógica de Maputo, uma palestra subordinada ao tema “Política e Estratégia de Segurança Cibernética no Contexto da Inteligência Artificial”, no âmbito das 14.ªs Jornadas Académicas da Faculdade de Engenharia e Tecnologias (FET).

A palestra foi ministrada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e contou com cerca de 300 participantes, entre docentes, estudantes e profissionais da área.

Na sua intervenção, o PCA destacou que o grande desafio da Inteligência Artificial (IA) é equilibrar as oportunidades proporcionadas por esta tecnologia, assegurando o seu uso de forma ética, inclusiva e segura. Sublinhou, ainda, a importância de regulamentar a IA, reforçando a necessidade de capacitação institucional para o domínio destas ferramentas emergentes.

O orador abordou igualmente os desafios relacionados à resposta às ameaças cibernéticas, salientando a urgência da íntegra implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, bem como a institucionalização de um Centro de Internet Segura, de infra-estruturas de chaves públicas do Estado e da massificação de campanhas de sensibilização, formação e capacitação.

“Não se resolvem problemas de segurança cibernética sem cooperação”, afirmou o PCA, lembrando que, em 2020, Moçambique não possuía cooperação internacional nestas matérias, mas que em 2024 já havia alcançado níveis satisfatórios de cooperação internacional. Justificou essa necessidade com o facto de muitos crimes serem transnacionais, atravessando fronteiras ou afectando valores fundamentais da comunidade internacional.

No mesmo contexto, referiu-se às aplicações da IA emergentes no país, nas áreas como saúde (para previsão de surtos e doenças sensíveis ao clima), economia (ambiente empresarial e competitividade), agricultura, segurança social, educação e turismo. Sublinhou ainda o papel da IA na detecção de vulnerabilidades e no incentivo à inovação tecnológica.

De recordar que a Faculdade de Engenharia e Tecnologias é vocacionada para a formação de profissionais especializados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do país, através do ensino, da pesquisa e da extensão, com enfoque nas áreas das ciências agrárias, tecnológicas e afins.

Comments are closed here.