No âmbito do mês de consciencialização em segurança cibernética: INTIC promove a criação dos CSIRTs  sectorias

No âmbito do mês de consciencialização em segurança cibernética: INTIC promove a criação dos CSIRTs  sectorias

Decorreu no dia 29 de Outubro do corrente ano, nas instalações do INTIC, uma formação on line, para promover a criação de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (nCSIRT) e estabelecimento da Rede Nacional de nCSIRTs.

O webinar foi moderado pelo Técnico de nCSIRT Nacional, Onélio Zavala e estiveram como oradores, Gonçalo Silva, analista de segurança de TI-CNCS, Portugal, Engª Lúcia Zimba, Técnica do CSIRT Nacional e João Sitoe, Administrador de Redes e Sistemas.

O debate esteve em torno de adopção de mecanismos para minimizar problemas relacionados à segurança cibernética.

 As contribuições foram colocadas por diversas figuras que participaram activamente, propondo a necessidade de aplicação de melhores práticas e responsabilidade na internet para redução de crimes.

” É necessário investimento em cursos on-line e recursos humanos capacitados para replicarem os conhecimentos e criarem nas instituições e organizações grupos de respostas robustos”, disse Gonçalo.

Gonçalo acrescentou que para além de técnicos informáticos, o nCSIRT deve também ser constituído por juristas para auxiliarem nas acções a serem executadas, para melhor responder-se a demanda.

 Lúcia Zimba fez menção à falta de técnicos qualificados, de investimento no sector de segurança, o que causa constrangimento na promoção e difusão de informações sobre o nCSIRT.

De referir que o INTIC estabeleceu Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (nCSIRT), no contexto dos esforços do Governo para responder aos desafios de combate ao cibercrime, é papel do nCSIRT detectar, analisar e responder pontualmente a ataques de Harckers, ou de piratas electrónicos que roubam e fazem o uso indevido de dados e informações alheias, protagonizando chantagens, ameaças, dentre outros crimes.

Comments are closed here.