No âmbito do Dia Internacional da Identidade Digital: INTIC promove webinar sobre Identidade Digital e Certificação Digital
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC promoveu hoje, 18 de Setembro, um webinar subordinado ao tema “Identidade Digital e a Certificação Digital como Infra-estrutura Pública Digital de Apoio à Prestação de Serviços Seguros e de Confiança”. O evento realizou-se no quadro das comemorações do Dia Internacional da Identidade Digital, assinalado a 16 de Setembro, promovido pelo movimento ID Day.
O encontro, que decorreu sob o lema “A minha identidade, o meu guarda-chuva”, contou com a participação do PCA do INTIC, Eng. Lourino Chemane, de vários oradores, painelistas e de um vasto público que acompanhou online.
Na sua intervenção de abertura, o Eng. Chemane destacou que “o lema deste webinar simboliza a protecção da identidade como um activo que nos cobre e nos protege, individual e colectivamente, diante dos riscos e incertezas do mundo actual”. Sublinhou ainda que proteger a identidade digital “não é apenas uma questão de tecnologia; é uma questão de cidadania, de confiança e de dignidade humana. Cada assinatura digital, cada transacção protegida pelo Sistema de Certificação Digital de Moçambique (SCDM), fortalece a resiliência da sociedade e contribui para a construção de um Moçambique mais seguro e justo”.
Segundo a moderadora, Dra. Rosa Dique, a celebração do Dia Internacional da Identidade Digital em Moçambique serve para sensibilizar a população sobre a importância de possuir uma identidade digital verificada, incentivar o acesso universal à identidade legal e promover a segurança contra fraudes, bem como o uso ético e responsável das credenciais digitais. A mesma destacou ainda três pilares fundamentais neste processo: inclusão, protecção e empoderamento.
Entre os oradores, Sergio Guivala abordou os desafios da gestão digital segura, com destaque para as fraudes e o roubo de identidade, a autenticação e autorização confiáveis, a protecção de dados e as ameaças emergentes. Alertou ainda para os impactos da violação de dados, que podem resultar em prejuízos financeiros, danos reputacionais, consequências legais, impactos psicológicos e aumento dos custos de segurança.
Por seu turno, Laisse Mucavele referiu que a Identidade Digital e a Certificação Digital são pilares de uma infra-estrutura pública digital confiável, assegurando segurança, confiança, inclusão e inovação nos serviços digitais.
O debate permitiu explorar, de forma aprofundada, várias dimensões centrais, incluindo: O impacto das crises actuais na segurança e confiança dos dados pessoais, a necessidade de garantir a cada cidadão o direito a uma identidade digital segura e inclusiva, as funcionalidades e serviços do Sistema de Certificação Digital de Moçambique (SCDM), como assinaturas digitais e infra-estruturas PKI e DPI, o papel destas soluções na promoção da confiança em transacções electrónicas e na transformação digital e a importância do envolvimento dos cidadãos, sector público, privado e sociedade civil na adopção do SCDM.
A data constituiu, assim, uma oportunidade de reflexão sobre o valor estratégico da identidade digital na era da transformação digital, não apenas para garantir acesso seguro e confiável aos serviços, mas também como motor de modernização do Estado, inovação e competitividade económica.
Comments are closed here.