Motivação do Género para a segurança Cibernética (Womans on Cyber)

Motivação do Género para a segurança Cibernética (Womans on Cyber)

À margem do lançamento da 1.ª Conferência da Semana Internacional de Segurança Cibernética de Moçambique, que decorre em Maputo de 17 a 21 de Novembro, teve lugar uma Mesa Redonda sobre Mecanismos de Motivação de Género na Área da Segurança Cibernética. Esta sessão, foi dirigida por Thais Gomes, jurista e Serge Zongo- Representante da ITU, como Keynote Speaker.

O debate contou com a participação de Eric Akumiah, representante do FIRST; Gérsica Matsinhe, representante da BCX; Andrey Mnisi, membro do Conselho Directivo do FIRST do Gana; Vitalina Nhavene, representante do INTIC; e Nokuthula Hlophe, reguladora das Telecomunicações do Reino de Eswatini.

Andrey Mnisi sublinhou: “É fundamental trabalhar com mulheres em zonas rurais para que possam beneficiar destas tecnologias e partilhá-las com outras, reduzindo a vulnerabilidade. Não podemos esperar que o Governo faça tudo; temos a obrigação de contribuir, assumir responsabilidades e não nos escondermos atrás dos homens.”

Gérsica Matsinhe, da BCX, referiu: “Ser mulher na área de segurança cibernética em Moçambique significa estar num espaço onde somos ainda a minoria. Enfrentamos o obstáculo do ‘síndrome do impostor’, que nos faz duvidar de que merecemos estar aqui.”

Vitalina Nhavene, do INTIC, acrescentou: “Precisamos de mudar mentalidades. Há ainda muita discriminação, preconceito e descredibilização das mulheres. Devemos motivar-nos e acreditar na nossa capacidade. É necessário investir na formação de mulheres nestas áreas.”

Nokuthula Hlophe, de Eswatini, partilhou: “No meu país, iniciámos programas de mentoria para raparigas nas áreas de STREAM e Segurança Cibernética. É essencial abrir espaço para que outras áreas percebam que a cibersegurança não se resume ao uso de computadores — ela está presente em todos os sectores de actividade. Quanto mais pessoas se juntarem a esta área, maior será a diferença. Devemos continuar a fazer esforços.”

Durante a sessão, os intervenientes destacaram a importância de aumentar a participação feminina na área da cibersegurança:

Comments are closed here.