Mensagem alusiva à realização 4ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2025 (FGIMz2025), em paralelo com a 2ª edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz2025).

Mensagem alusiva à realização 4ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2025 (FGIMz2025), em paralelo com a 2ª edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz2025).

Caros cidadãos!

Moçambique prepara-se para realizar, nesta sexta-feira, 16 de Maio de 2025, a 4ª edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2025 (FGIMz2025), evento a ser realizado em paralelo com a 2ª edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz2025), que acontecerá no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo. Este evento promete ser uma plataforma de diálogo e troca de experiências para fortalecer a governaçao digital no país e na região.

Este é um momento crucial para que todos os intervenientes no sector de TIC, desde o sector privado, academia, juventude e sociedade civil, possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da Internet em Moçambique. A participação de cada um é fundamental para juntos construirmos uma governação da Internet mais inclusiva, segura e resiliente.

Este fórum tem como principais objectivos a avaliação do cumprimento das recomendações do último FGI realizado em 2023, a partilha de iniciativas e a divulgação das recomendações de eventos internacionais, como o Fórum de Governação da Internet de África (Africa IGF 2024), o Fórum Lusófono de Governação da Internet (FLGI 2024) e o Fórum Global de 2024 (IGF 2024). Além disso, o evento visa divulgar instrumentos de políticas, estratégias e o quadro legal do sector de TIC, assim como promover o diálogo sobre a preparação de novas leis de segurança cibernética, protecção de dados pessoais e crimes cibernéticos.

É também uma oportunidade para ouvir a sociedade, especialmente a juventude moçambicana, e para sistematizar contribuições que fortalecerão a segurança e a resiliência do espaço digital do país. Queremos colher opiniões que ajudarão na elaboração de instrumentos legais mais eficazes, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento de uma internet segura para todos.

O evento também promoverá a troca de boas práticas internacionais, a identificação de iniciativas que possam melhorar os serviços de Internet em Moçambique e o estabelecimento de parcerias estratégicas nacionais e internacionais em matéria de governação digital, inteligência artificial e segurança cibernética.

A estrutura do fórum inclui ainda o lançamento de um livro intitulado “Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para Moçambique”. o livro evidencia a necessidade de Moçambique preparar-se adequadamente para integrar a IA em sectores-chave como saúde, educação, agricultura, justiça, segurança e economia digital, promovendo o desenvolvimento sustentável do país.

A realização da 4ª edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2025 (FGIMz2025) em Moçambique é antecedida pela 5ª Edição do Fórum de Governação da Internet de Cabo Verde, realizada hoje, 14 de Maio, e será seguida pelos eventos globais previstos para Maio e Junho na Tanzânia e na Suíça, respectivamente.

Nesse contexto, nosso objectivo é sistematizar as contribuições de Moçambique para esses fóruns internacionais, fortalecendo nossa posição e influenciando políticas globais de governação da internet.

Assim, convidamos toda a sociedade moçambicana a participar activamente nesta iniciativa, que representa um passo importante rumo a uma governação digital mais inclusiva, segura e sustentável no país.

Por uma internet para todos e resiliente.

Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane

Presidente do conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC, IP.

Comments are closed here.