Maputo acolhe a 4ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet
O Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD) através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC,IP) realizou hoje, 16 de Maio de 2025, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano – Cidade de Maputo, a 4ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2025 (FGIMz2025), em paralelo com a 2ª Edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz2025), sob o lema “Por uma Internet Para Todos e Resiliente”.
O evento tinha como objectivo promover o debate e auscultação pública sobre as linhas orientadoras de desenvolvimento e gestão das TIC e, em particular, de Governação da Internet, promovendo o estabelecimento de consensos e visão comum em matérias de Políticas e Estratégias de Governação da Internet, Governação Digital, Segurança Cibernética, Inteligência Artificial, Certificação Digital e Quadro Legal e Regulamentar de TIC em Moçambique, baseados em princípios democráticos e universais e alinhados com as políticas e programa de desenvolvimento económico e social de Moçambique.
Discursando no evento, Nilsa Miquidade, Secretária Permanente do Ministério das Comunicações e Transformação Digital, disse aos presentes que a era digital redefiniu a forma como vivemos e interagimos tendo tornado a Internet uma ferramenta importante para o desenvolvimento económico, social e cultural. Destacando ainda que a internet não é apenas um meio de comunicação, mas, um espaço onde ideias são compartilhadas, onde o conhecimento é democratizado e onde as oportunidades são criadas.



De acordo com Nilsa Miquidade, a Governação da Internet promove o crescimento económico e a inovação ao estabelecer regras claras para o comércio electrónico e, a propriedade intelectual, salvaguardando, simultaneamente, as liberdades fundamentais, como a liberdade de expressão, tendo frisado ainda que a Internet deve se manter aberta, segura e acessível.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC,IP, Lourino Chemane, adiantou que decorrem acções de elaboração da Estratégia da Transformação Digital e Estratégia de Inteligência Artificial, instrumentos cruciais para a governação digital em Moçambique. Garantido ainda que foram estabelecidos acordos bilaterais e multilaterais com várias entidades por forma a facilitar o processo de rastreio, localização e responsabilização dos cibercriminoso.
Intervindo no evento, o Vereador da Juventude, Criação e Conhecimento no Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), Nércio Duvane, disse que o evento deve delinear linhas orientadoras assentes na literacia e transformação digital, tendo encorajado o Ministério através do INTIC a prosseguir com as actividades para que a juventude moçambicana tenha cada vez mais o acesso a internet. Duvane destacou ainda que o CMCM prossegue com o programa praças digitais de Wi-Fi de acesso gratuito, contando neste momento com 8 praças digitais e 8 escolas secundarias para o beneficio dos munícipes da cidade.



Á margem deste evento foi lançado o livro sobre Inteligência Artificial, intitulado “Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para Moçambique”, cuja o mesmo foi apresentada pelo académico José Castiano, no qual destacou a importância da obra para o conhecimento da inteligência artificial por parte da sociedade.
Além disso, houve uma exposição que foi uma exibiçãono local, que se concentrou na inovação, integração, e aplicação de TIC da nova geração, campos industrial e comercial e de partilha de serviços de assinaturas electrónicas e identidade digital, no âmbito da Operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique.
A exposição foi uma actividade paralela, que visava promover as TICs e terá uma componente de exibição que se concentra na inovação, integração e aplicação de TIC da nova geração, nos campos industrial e comercial e de partilha de serviços de assinaturas electrónicas e identidade digital, no âmbito da Operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique.
Comments are closed here.