O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e ComunicacãoINTIC, IP realizou hoje, 25 de Janeiro de 2023, um Webinar dedicado ao Dia Internacional de Privacidade e Protecção de Dados, que é celebrado anualmente no dia 28 de Janeiro. O Webinar tinha como lema: “Moçambique como uma nação com espaço cibernético seguro e resiliente”, e objectivava educar e conscientizar o público sobre a importância da protecção e da privacidade de dados, tanto pessoais bem como institucionais. O evento atraiu a participação de cerca de 100 pessoas, com destaque para representantes de entidades governamentais e privadas, instituições acadêmicas e membros da Sociedade Civil. O Administrador para o Pelouro Técnico e Operacional no INTIC, Eng. Constantino Sotomane, durante a abertura do evento disse que a iniciativa busca explorar as implicações legais e regulatórias relacionadas à protecção de dados, discutir as melhores práticas para garantir a privacidade online e facilitar a troca de experiências com especialistas de outros países como Brasil e Portugal, em materias ligadas a privacidade e protecção de dados.
Sob moderação do Dr. Eugênio Jeremias, Director para a Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados no INTIC, o evento contou também com a participação de duas renomadas especialistas no campo da privacidade e protecção de dados: a Dra. Bruna Silva, professora da DevServ Academy do Brasil, e a Dra. Delcia Nhantumbo, Chefe do Departamento Central de Proteção de Dados no INTIC. As oradoras compartilharam experiências e boas práticas, visando conscientizar e promover a protecção de dados. Constantino Sotomane destacou a relevância do evento ao afirmar que O Dia Internacional da Privacidade e Protecção de Dados oferece uma oportunidade única para promover a conscientização sobre questões cruciais relacionadas à privacidade online. “Além disso, o Webinar não apenas proporcionou uma plataforma para o intercâmbio de ideias, mas também permitiu a colecta de feedback dos participantes. Esta avaliação será essencial para medir o sucesso do evento e explorar oportunidades para colaborações futuras, baseadas nos temas discutidos”, concluiu Sotomane. Délcia Nhantumbo por seu turno frisou que o Webinar e os recursos educativos compartilhados desempenharão um papel significativo no impulso ao desenvolvimento da Lei de Protecção de Dados de Moçambique, que actualmente está na fases de aprimoramento da sua primeira versão.
Encerando o evento Eugénio Jeremias informou aos palestrantes que este webinar integra as actividades comemorativas do Dia da Internet Mais Segura, celebrado em 6 de Fevereiro, e se insere no mês de Fevereiro, dedicado à conscientização sobre a segurança na internet. “A importância de promover a segurança online torna-se ainda mais evidente neste período, à medida que exploramos estratégias e melhores práticas para enfrentar os desafios emergentes no ciberespaço, disse Jeremias.
Comments are closed here.