INTIC AUSCULTADO PELA UNECA NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE GOVERNAÇÃO DE DADOS

INTIC AUSCULTADO PELA UNECA NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE GOVERNAÇÃO DE DADOS

Maputo, 28 de Julho de 2025 – No quadro da elaboração da Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados, o Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) foi auscultado pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), numa entrevista conduzida pela Sra. Nnema Ajufo, perita da UNECA.

A auscultação teve como objectivo compreender os mecanismos adoptados pelo INTIC para a gestão e protecção de dados dos usuários, bem como as práticas em matéria de desenvolvimento e estatísticas, privacidade e segurança cibernética, regulamentação e políticas de dados.

Durante a entrevista, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Eng. Lourino Chemane, destacou a importância de garantir a privacidade e segurança dos dados dos cidadãos, reforçando a necessidade de uma estrutura organizada de governação de dados, com políticas claras de partilha interinstitucional, e responsabilidades bem definidas.

O Eng. Chemane sublinhou que “em Moçambique, várias entidades desempenham um papel na gestão e protecção de dados, em função do sector e da natureza dos dados”, realçando que o INTIC tem vindo a desenvolver acções concretas no domínio da segurança cibernética e protecção de dados, assegurando uma transição digital segura e eficaz para o país.

Por seu turno, o Administrador do INTIC, Constantino Sotomane, reforçou que a gestão de dados deve seguir etapas estruturadas, desde a definição de objectivos, organização lógica da informação, armazenamento seguro, implementação de medidas de segurança, até à actualização contínua e capacitação do pessoal. Sublinhou ainda a importância da realização de auditorias regulares e do estabelecimento de políticas claras de gestão de dados.

A auscultação ao INTIC insere-se num processo mais amplo que prevê a escuta de 24 instituições públicas e privadas, incluindo o Ministério da Economia e Finanças, Ministério do Interior, operadoras de telecomunicações como a Vodacom e Movitel, e instituições bancárias como o Mozabanco e o Millennium BIM. Esta abordagem visa garantir um processo inclusivo e multi-sectorial para a formulação da Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados.

As entrevistas decorrem entre os dias 28 e 29 de Julho, sendo seguidas de sessões de capacitação em Governação de Dados nos dias 30 e 31 do mês corrente. O processo culminará com a realização de um Workshop  no dia 01 de Agosto, o qual constituirá uma plataforma privilegiada para o debate sobre o ecossistema digital, o papel estratégico dos dados, prioridades nacionais e soluções técnicas adequadas à realidade moçambicana.

Comments are closed here.