Iniciam Acções para a Elaboração da Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados
Arrancam na próxima segunda-feira, 28 de Julho de 2025, as entrevistas de auscultação às entidades públicas e privadas, com o objectivo de colher subsídios para a elaboração da Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados.
A iniciativa resulta da colaboração entre o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), a Agência de Desenvolvimento da União Africana – Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (AUDA-NEPAD) e a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).
No âmbito desta colaboração, decorrerão, entre os dias 28 de Julho e 01 de Agosto do corrente ano, três eventos centrais: as entrevistas de auscultação (28 e 29 de Julho), uma acção de capacitação em Governação de Dados (30 e 31 de Julho) e um Workshop com os actores-chave do ecossistema de governação de dados no país (01 de Agosto).
As entrevistas serão dirigidas às instituições como: Ministério da Economia, Ministério das Finanças, Ministério do Interior, Vodacom, Movitel, Mozabanco, Millenium BIM, dentre outras. A capacitação vai incidir sobre os principais Stakeholders, tais como: Gabinete de Informação, CEDISIF, INAGE, INE, ENPCT, Banco de Moçambique, Autoridade Tributária, dentre outros. Por fim, o Workshop vai envolver entidades como: INSS, Autoridades Reguladoras, Institutos Públicos, Academia, Sociedade Civil, dentre várias.
Serão auscultadas cerca de 24 entidades, num processo que visa garantir uma abordagem inclusiva e multi-sectorial para a elaboração da Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados.
O Workshop constituirá uma plataforma privilegiada para a interacção entre as diversas partes interessadas nacionais, permitindo o debate sobre o ecossistema digital, o papel estratégico dos dados, as prioridades do país, bem como a concepção de soluções de assistência técnica personalizadas.
A Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados constituirão instrumentos estratégicos fundamentais para garantir o uso ético, sustentável e eficaz dos dados em Moçambique.
Estes instrumentos alinham-se às recomendações do Diagnóstico de Governação de Dados realizado, no ano passado, pelo INTIC, com apoio do Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento, e contribuirão significativamente para o desenvolvimento sócio-económico nacional, a modernização da Administração Pública, a promoção da Inteligência Artificial e a consolidação dos processos de Transformação Digital em curso no país.
Comments are closed here.