Decorrem Últimos acertos do FGIMz2025

Decorrem Últimos acertos do FGIMz2025

Esta sexta feira, 16 de Maio de 2025 o Centro de Conferências Joaquim Chissano em Maputo vai acolher um evento de níver internacional: o Fórum de Governação da Internet em Moçambique 2025 (FGIMz2025), em paralelo com o 2º Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet (yFGIMz) sob o lema: Por uma Internet para Todos e Resiliente.

Trata-se de uma plataforma de debate inclusivo, realizado em formato híbrido (sessões presenciais e virtuais) que se realiza anualmente, com o objectivo de promover o debate e a auscultação pública sobre as linhas orientadoras de gestão e desenvolvimento da Internet em Moçambique, através do estabelecimento de consensos e visões comuns em matérias de políticas e estratégias de governação digital e de governação da Internet em particular, baseados em princípios democráticos e universais.

O evento vai contar com a presença de altos quadros de governo, representantes do sector privado, avademia e sociedade civil.

Neste contexto vários temas relevantes para os actuais desafios impostos pelas TICs em geral e pela Internet em particular serão objecto de debates neste evento.

A seguir, o resumo de principais temas.

Painel sobre:  Inteligência Artificial na Educação e uso de ChatGPT no ensino e o desenvolvimento de capacidade em Inteligência Artificial

Nesta sessão serão abordados aspectos como Aplicações práticas do ChatGPT na sala de aula (Produção de textos, correcção automática, tutoria personalizada e actividades interactivas); Benefícios pedagógicos do uso do ChatGPT (Estímulo à autonomia dos alunos, reforço do aprendizado individual e acessibilidade a conteúdos diversos); Formação de professores para o uso de IA (Capacitação de docente, integração curricular e uso ético das ferramentas); Aspectos éticos e críticos do uso de IA na educação (Privacidade de dados, dependência tecnológica, plágio e responsabilidade intelectual); Como o uso do ChatGPT contribui para a alfabetização em IA Compreensão de como a IA funciona, limites e possibilidades das tecnologias generativas, Desafios e limitações da IA no ambiente educacional (Falta de infra-estrutura, resistência à mudança, qualidade das respostas e supervisão).

Painel sobre: Papel da Juventude na Governação da Internet no nosso país.

Nesta sessão serão abordados aspectos como Inclusão digital e juventude (como os jovens contribuem para levar a internet a comunidades marginalizadas? Qual é a Participação em projectos sociais e tecnológicos?); Educação digital e alfabetização midiática (O papel dos jovens na disseminação do uso consciente da internet, Juventude como educadora digital em escolas, redes sociais e comunidades); Activismo e mobilização online (como a Juventude usa a internet para promover causas sociais, políticas e ambientais. Exemplo de movimentos juvenis que nasceram ou se fortaleceram online); Criação de conteúdo e cultura digital (Jovens como influenciadores, produtores de conteúdo e disseminadores de tendências); A influência cultural da juventude nas plataformas digitais, Segurança e ética no uso da internet Conscientização (promovida por jovens sobre fake news, ciberbullying e privacidade digital. Iniciativas juvenis para tornar a internet um espaço mais seguro); Democratização da informação (Jovens como agentes de disseminação de conhecimento e acesso à informação. O uso da internet para educação informal e troca de saberes).

Painel sobre: Acesso, Custos e Cobertura da Internet e dos Serviços Digitais em Moçambique

Neste painel será discutido o Acesso, Custos e Cobertura da Internet e dos Serviços Digitais em Moçambique. Vai se abordar aspectos como Desafios do acesso aos serviços digitais face aos altos custos de conectividade, Desafios do aumento de infra-estruturas de acesso à internet como elemento de extrema importância, para a promoção do desenvolvimento económico das zonas rurais, Possíveis soluções do problema de altos custos de conectividade para a contratação de serviços internacionais dos provedores de internet, Possíveis soluções de problemas de acesso à internet para o desenvolvimento de uma cultura de trabalho online face aos altos custos de conectividade nacional e internacional, e Partilha de experiências, nacionais e internacionais, de inclusão digital em comunidades vulneráveis com fraca infraestrutura de conectividade.

Painel sobre: Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial para Moçambique

Nesta sessão serão abordados aspectos como Inteligência Artificial e Impacto no emprego tecnológico, Inteligência Artificial e Impacto nas Startups (Desenvolvimento de Soluções inovadoras); Inteligência Artificial e Privacidade e Segurança de dados (O uso de dados sensíveis levanta preocupações éticas e legais. A rápida evolução da IA supera a capacidade de criar legislações adequadas para seu controle); Regulação e Ética na IA, IA e os Direitos Humanos na era Digital, IA e desenvolvimento sustentável, Riscos sistémicos da IA e Segurança Cibernética.

Painel sobre: Certificação Digital Garantindo a Integridade e Autenticidade de Documentos Electrónicos e Identidade Electrónica na Internet

Nesta sessão serão abordados aspectos como Certificação digital, Identidade Electrónica Inclusão e Acessibilidade digital (Como garantir que a seja acessível a toda a população, especialmente aos mais vulneráveis digitalmente?); Certificação Digital Custo e burocracia (O processo de obtenção de um certificado digital pode ser caro ou complexo para pequenas empresas ou pessoas físicas); Identidade Electrónica, Privacidade e Protecção de Dados (Até que ponto a identidade digital compromete ou protege a privacidade do cidadão? Quem deve ser responsável pela guarda e segurança dos dados de identidade digital?); Certificação digital, Confiança e Governança (Quem deve administrar as     infraestruturas de certificação digital: o Estado, empresas privadas ou um modelo híbrido?); Identidade Electrónica (Segurança dos certificados digitais contra fraudes, clonagem ou uso indevido?); Certificação digital e Impactos Socio-económicos (Como a certificação digital pode beneficiar pequenas empresas e trabalhadores autónomos? Quais os custos e barreiras que ela impõe ao cidadão comum?); Identidade Electrónica, Legislação e Responsabilidade (As leis actuais são suficientes para lidar com crimes envolvendo identidade electrónica? Quem é responsabilizado em caso de erro ou uso indevido de um certificado digital?)

Painel sobre: Empreendedorismo Digital e Oportunidades para a Juventude

Nesta sessão serão abordados aspectos como Inovação tecnológica e empreendedorismo juvenil, Jovens desenvolvedores, startups e soluções tecnológicas criadas por e para a juventude; Participação em hackathons, feiras de tecnologia e projectos de inovação; O impacto das redes sociais no empreendedorismo jovem (Como jovens utilizam Instagram, TikTok, YouTube, etc., para criar negócios); Educação digital e capacitação para empreender online (Cursos, plataformas e ferramentas que ensinam marketing digital, e-commerce); Startups e inovação entre jovens empreendedores (Exemplos de ideias inovadoras e como elas surgem no ambiente digital); Desafios do jovem empreendedor digital; O papel das tecnologias emergentes no empreendedorismo jovem (Inteligência artificial, blockchain, automação e como isso cria novas oportunidades); Economia criativa e empreendedorismo digital ( Como jovens transformam hobbies criativos em negócios sustentáveis); Influência dos influenciadores digitais no comportamento empreendedor dos jovens (Inspiração e modelo de negócio baseados em visibilidade e conteúdo), dentre vários temas.

A poucos dias de sua realização, a organização decorre últimos preparativos, garantindo o sucesso da presente Edição do FGI. Entre as acções finais estão a conclusão da arrumação do espaço, testes de equipamentos audiovisuais e conectividade, além da confirmação da presença de palestrantes e expositores de destaque.

O evento promete reunir profissionais, empresas e especialistas, consolidando-se como uma plataforma de referência para tendências, investimentos e inovações tecnológicas no mercado nacional. A expectativa é que o encontro facilite o networking, a troca de conhecimentos e o lançamento de novas soluções no sector de TIC.

Comments are closed here.