INTIC defende credibilidade e inovação no Ensino à Distância com recurso à Inteligencia Artificial

INTIC defende credibilidade e inovação no Ensino à Distância com recurso à Inteligencia Artificial

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou ontem, 8 de Outubro em curso da Mesa Redonda intitulada “Educação à Distância como Estratégia de Formação para Todos: Caminhos, Avanços e Perspectivas com a Inteligência Artificial”, promovida pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo).

O INTIC foi representado pelo Dr. Eugénio Macumbe, Director da Divisão de Governação Digital, que apresentou a visão institucional sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular das Tecnologias emergentes, Inteligência Artificial (IA) na transformação do sistema de ensino moçambicano.

Durante a sua intervenção, o Dr. Macumbe destacou os esforços do Ministério das Comunicações e Transformação Digital através do INTIC, no âmbito das suas competências e atribuições, tem desencadeado para garantir a integração e utilização massiva das TIC na Educação, em particular, no Ensino à Distância, de forma que seja inclusivo, seguro e credível, afirmando que “um dos principais desafios é assegurar que os diplomas obtidos através do ensino a distância tenham a mesma credibilidade que os do ensino presencial.”

Referiu ainda que o INTIC está a elaborar com apoio da UNESCO, a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, instrumento que vai orientar a adopção e utilização ética da IA em diferentes sectores, incluindo a educação. Sublinhou ainda: “E de forma a garantir a utilização segura e responsável das plataformas do Ensino a distância e da IA, em particular, gostaríamos de partilhar que o INTIC elaborou as propostas de Lei de Segurança Cibernética e de Crimes Cibernéticos, apreciadas e aprovadas recentemente pela 33ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, seguindo para apreciação pela Assembleia da República, e decorre a auscultação pública da proposta de Lei de Protecção de Dados Pessoais”.

O dirigente frisou também que o ensino à distância, com o apoio das TIC e da IA em particular, deve ser um meio de democratização do conhecimento. “A integração e utilização de TIC, em particular da IA, tem o potencial de transformar a educação tornando-a mais acessível, inclusiva, personalizada aos contextos locais e estudantes e melhorar a qualidade de ensino no país. Para isso é crucial o fortalecimento das infra-estruturas digitais, plataformas e conteúdos abertos, capacitação docente e governação de dados.”, afirmou.

O evento contou com intervenções de diversos académicos e especialistas do ensino à Distância, nomeadamente o Prof. Doutor Juvêncio Nota, Director do CEAD da Universidade Pedagógica, o Prof. Doutor Dionísio Tumbo da UP-Maputo, a Prof. Doutora Nilza Chirinda da Universidade Eduardo Mondlane, o Mestre Alexandre Manjate do INED e da Prof. Doutora Alice Freira da Universidade Rovuma. A moderação esteve a cargo da Mestre Francinda Mafuiane.

Durante as discussões, os intervenientes concordaram que a Inteligência Artificial representa uma ferramenta com grande potencial para a educação, mas que requer investimento em infra-estrutura digital e conectividade, capacitação contínua dos professores e estudantes de forma a garantir o uso ético da IA, e promoção do pensamento crítico e resolução de problemas, o que requer uma formação orientada à criatividade, inovação e avaliação crítica de respostas geradas por sistemas de Inteligência Artificial.

 O Dr. Macumbe reforçou esta ideia, observando que “é fundamental rever os métodos de avaliação e desenvolver sistemas que permitam aferir o verdadeiro desempenho dos estudantes, mesmo num contexto em que ferramentas de IA já fazem parte do quotidiano académico”.

O Director concluiu a sua intervenção defendendo a importância da integração harmoniosa entre a inovação tecnológica e as políticas de educação, afirmando que “a transformação digital do sector da educação é inevitável e o INTIC continuará a desempenhar um papel activo na promoção de um ecossistema digital educativo seguro, acessível e de qualidade para todos”.

A mesa redonda foi realizada no âmbito dos ciclos de palestras alusivas às celebrações dos vinte (20) anos de Educação à Distância na UP-Maputo e constituiu um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades da educação digital em Moçambique, evidenciando o potencial da Inteligência Artificial como instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

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