Manyanga e Josina acolhem Palestra sobre Protecção da Criança e Adolescente na Internet

Manyanga e Josina acolhem Palestra sobre Protecção da Criança e Adolescente na Internet

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) promoveu, ontem, 26 de Fevereiro do ano em curso uma palestra sobre protecção da criança e adolescente na Internet, evento organizado em parceria com os Serviços Provinciais de Acção Social (SPAS) de Maputo, no âmbito actividades comemorativas do mês de Fevereiro, Mês da Internet Mais Segura.

As palestras foram realizadas em duas escolas da cidade de Maputo: a Escola Secundária Josina Machel, onde aproximadamente 250 alunos participaram, e a Escola Secundária Francisco Manyanga, com a presença de cerca de 180 estudantes. Na Josina Machel, a palestra foi ministrada pela Engenheira Lúcia Zimba e Dr. Lúcio Nhadumbuque, enquanto na Francisco Manhanga, os palestrantes foram Eng. Élvis Teles e Dr. Gilberto Ngoca, todos quadros do INTIC e membros da Equipe Nacional de Resposta a Incidentes Cibernéticos (nCSIRT).

Durante os encontros, foram abordados os principais riscos da navegação online, incluindo a exposição a conteúdos inadequados, ciberbullying, grooming, fraudes e a perda de privacidade, males que tem afectado as crianças na Internet. Os especialistas destacaram que esses problemas podem ter consequências sérias, como o tráfico de crianças, comportamentos agressivos, distúrbios mentais, fraco aproveitamento pedagógico, dentre outros.

Neste contexto foram avançadas algumas medidas de segurança tais como: evitar compartilhar informações pessoais (Idade, morada, fotos íntimas, contactos telefónicos) não conversar com estranhos nas redes sociais, não aceitar pedido de amizades de pessoas desconhecidas, dentre outras.

Os palestrantes também forneceram orientações para os pais sobre como proteger seus filhos no ambiente digital, recomendando o uso de ferramentas de controle parental, o estabelecimento de regras claras sobre o uso da Internet e a criação de um espaço seguro para conversas sobre actividades online. Além disso, enfatizaram a importância de estarem atentos a mudanças de comportamentos que possam indicar problemas relacionados ao uso da Internet.

Na ocasião, os directores e professor das duas escolas reafirmaram seu papel no sentido de continuar a consciencializar os alunos sobre boas práticas na Internet.

Comments are closed here.