INTIC Marca Presença na Feira STEM para Mulheres em Moçambique
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou hoje, 20 de Fevereiro, da feira de carreiras voltadas para mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), realizada no Auditório do BCI e organizada pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique. A delegação do INTIC foi liderada pelo engenheiro Sérgio Guivala, Chefe do Departamento de Segurança Cibernética.
Com o lema “Como as mulheres nas ciências podem moldar o futuro de Moçambique”, o evento teve como objectivo principal criar oportunidades de emprego, estágios e bolsas de estudo para mulheres nas áreas STEM. Aproximadamente 150 jovens mulheres prestes a concluir seus estudos em universidades e escolas técnicas da região de Grande Maputo estiveram presentes, ao lado de notáveis participantes como o Embaixador dos EUA, Peter H. Vrooman, e a ex-astronauta da NASA e directora do projeto MD Anderson Project ECHO, Ellen Baker.



A equipe do INTIC contou com a presença de profissionais mulheres em funções técnicas, incluindo Délcia Nhantumbo, Chefe do Departamento Central de Protecção de Dados; Lúcia Zimba, técnica da Equipe Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (nCSIRT); Vitalina Morais Nhavene, Administradora de Redes; além de várias estagiárias vinculadas ao INTIC.
Para Sérgio Guivala, a significativa participação dessas profissionais vai ao encontro dos esforços do país em incentivar mulheres a escolherem cursos nessas áreas. “É fundamental quebrar a ideia de que os cursos relacionados a engenharias e tecnologias são exclusivos para homens”, afirmou Guivala.



A feira, que ocorre durante o mês da Internet Mais Segura, proporcionou ao INTIC a oportunidade de sensibilizar jovens sobre a navegação segura na Internet e partilhar suas iniciativas para aprimorar a segurança no espaço cibernético.
O INTIC expôs seus serviços de Certificação Digital ao lado de expositores renomados, como ExxonMobil, Gigawatt e Mozal, Kenmare, dentre outras entidades que têm patrocinado mulheres em cursos das áreas STEM.
Como parte dos esforços do governo de Moçambique, o INTIC continua a acolher estudantes finalistas nas áreas de ciências tecnológicas provenientes de diferentes instituições de ensino, contribuindo assim para o desenvolvimento do país.
Comments are closed here.