Mês da Internet mais Segura: UNESCO Lança hoje o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica

Mês da Internet mais Segura: UNESCO Lança hoje o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica

A UNESCO dá início ao Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ) em uma cerimônia de abertura que acontece hoje, 4 de Fevereiro de 2025, na sede da organização em Paris. Este evento marca a celebração da ciência quântica como um pilar fundamental para a construção de um futuro resiliente e sustentável, reconhecendo seu papel nas inovações que moldam o século XXI. A iniciativa, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 7 de Junho de 2024, visa criar uma plataforma internacional para fomentar a colaboração e o desenvolvimento de capacidades, especialmente nos países em desenvolvimento.

Durante a cerimônia, especialistas e líderes globais se reúnem para discutir o impacto transformador da ciência quântica em diversas áreas, incluindo saúde pública, detecção ambiental e mitigação das mudanças climáticas. A programação inclui palestras, debates e apresentações culturais, com o objectivo de despertar o interesse de jovens, especialmente mulheres, em carreiras na ciência quântica.

A iniciativa enfatiza que a ideia de que a ciência e tecnologia quântica são vitais para o avanço econômico e que suas potenciais aplicações poderiam atender necessidades básicas como alimentação, saúde, cidades e comunidades sustentáveis, comunicações, água e energia limpas e apoiar a acção climática (https://www.unesco.org/en/articles/opening-ceremony-international-year-quantum-science-and-technology).

Neste contexto, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) assume um papel crucial no avanço da Computação Quântica, em Moçambique. Esta iniciativa está alinhada com a Política e Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, (PENCTI) aprovada pelo Governo no ano passado, cujo objectivo é fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) por meio do desenvolvimento e promoção de iniciativas que estimulem o crescimento econômico, a sustentabilidade e o bem-estar social.

Este instrumento está fundamentada em seis pilares estratégicos que abordam as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do sector, bem como os desafios dos avanços científicos e tecnológicos nomeadamente: Fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Capacitação para a Utilização de Tecnologias de Ponta e Emergentes; Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Transformação Digital da Sociedade; Fortalecimento do Ecossistema de Inovação; Desenvolvimento do Capital Humano e Fomento de Parcerias Internacionais em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Comments are closed here.