Moçambique participa do CyberQ UAE em Abu Dhabi

Moçambique participa do CyberQ UAE em Abu Dhabi

Moçambique participou de 12 a 13 de Novembro de 2024 do CyberQ UAE, realizado em Abu Dhabi. O país foi representado pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC). O evento foi organizado pelo Conselho de Cibersegurança dos Emirados Árabes Unidos, em parceria com o Instituto de Inovação em Tecnologias de Abu Dhabi (TII).

A CyberQ é uma das principais conferências globais de Cibersegurança, reconhecida por reunir especialistas, empresas lideres e organizações governamentais para discutir os desafios e avanços no combate as ameaças cibernéticas.

O evento contou com mais de mil líderes, especialistas e profissionais de mais de 150 países para discutir os desafios e as soluções inovadoras voltadas para a segurança cibernética na era quântica, com objectivo de promover a colaboração entre governos, sector privado e academia para enfrentar ameaças cibernéticas globais.

No evento, instituições governamentais e do sector privado foram instados a colaborar para a transição á nova-era da computação quântica e a Cibersegurança quântica, dado seu papel de regulador.

O encontro proporcionou aos participantes uma plataforma essencial para aquisição de conhecimentos técnicos, fortalecimento de parcerias estratégicas e identificação de soluções inovadoras para proteger infra-estruturas críticas e enfrentar ataques cibernéticos avançados.

Os principais aprendizados incluem a necessidade de adoptar a criptografia pós-quântica, investir em pesquisa e desenvolvimento, capacitar recursos humanos e promover colaboração internacional.

A participação também destacou a importância de iniciativas públicas de consciencialização em segurança digital e do fortalecimento dos frameworks regulatórios para acompanhar os avanços tecnológicos.

As acções futuras priorizam a partilha das lições aprendidas, formalização de colaborações internacionais, implementação de ferramentas baseadas em IA e automação, além de programas de capacitação e sensibilização pública. Essas medidas serão essenciais para fortalecer a resiliência cibernética de Moçambique e posicionar o país como um actor relevante no cenário global de Cibersegurança.

Comments are closed here.