2ª Edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz 2025): Sessão 1: O Papel da Juventude na Governação da Internet.

2ª Edição do Sub-fórum da Juventude em Governação da Internet em Moçambique (yFGIMz 2025): Sessão 1: O Papel da Juventude na Governação da Internet.

 O Primeiro painel teve o tema “o Papel da Juventude na Governação da Internet, que foi moderado pela  prof. Doutora Delfina Mateus – inclusão (ONG) e com os seguintes oradores, Prof. Doctor Dércio Tsandzana – Cientista Político e co-autor do livro” Cidadania Digital”, orador Kenley Sérgio Cossa – Embaixador, facilitador dos Jovens Africanos em Governação da Internet (PAYAIG) e representante da Coorte Portuguesa (Moçambique)

Neste painel falou-se da necessidade de investimento na Educação digital, na alfabetização midiática e no papel dos jovens na disseminação do uso consciente da internet, sendo a própria Juventude a difundir ideias sobre a educação digital em escolas, redes sociais e comunidades e como os jovens contribuem para levar a internet às comunidades marginalizadas.

Segundo Dércio Tsandzana, a internet deve chegar para todos, deve se evitar restrição no acesso. O uso da internet deve ser de forma segura, privilegiando o respeito pelo direito à liberdade de expressão, direito à socialização, à facilitação dos meios fundamentais, ao acesso á formação, sem desigualdades sexuais ou de idade.

Ainda nesta sessão abordou-se sobre o activismo e mobilização online, onde os jovens são apelados paraausarem a internet para promover causas sociais, políticas e ambientais. 

Kenley também frisou que deve-se garantir que os jovens usem a internet de forma segura, respeitando os direitos humanos, privacidade e que tenham apoio no desenvolvimento de iniciativas locais, com abrangência de mais jovens, promovendo união e trabalho colectivo.

Foram igualmente mencionados aspectos ligados á criação de conteúdo, cultura digital e ética no uso da internet, onde osJovens influenciadores, produtores de conteúdo e disseminadores de tendências devem promover a consciencialização sobre  fake news, ciberbullying e privacidade digital, Iniciativas juvenis para tornar a internet um espaço mais seguro, assim como a democratização da informação, apelando aosJovens a  disseminarem conhecimento e acesso à informação, com o recurso á internet para educação informal e troca de saberes.

Comments are closed here.