Segurança Cibernética: Uma Responsabilidade Compartilhada entre Governo, Sociedade Civil, Sector Privado e Academia
Webinar destaca a importância da colaboração entre sectores para fortalecer a resiliência digital em Moçambique
Na manhã de hoje, 23 de Outubro de 2025, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) realizou um webinar subordinado ao tema “Segurança Cibernética como uma Responsabilidade Compartilhada entre Governo, Academia, Sector Privado e Sociedade Civil”, com o objectivo de promover o diálogo e a cooperação intersectorial no fortalecimento da segurança digital no país.
O evento foi moderado por Rosa Dique, Chefe do Departamento de Protecção de Dados do INTIC, e contou com a participação de Vitalina Nhavene, Administradora de Segurança Cibernética de Sistemas de Certificação Digital no INTIC; Cláudia Jovo Gune, Docente da Universidade Pedagógica de Maputo; Vânia Banze, Especialista Sénior em Governança, Controlo e Risco na Vodacom; e Latoia Abubacar, Advogada e Membro da Liga dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Moçambique e da Rede de Advogados do MISA Moçambique.
A cerimónia de abertura foi dirigida pela Administradora Executiva para o Pelouro Corporativo do INTIC, Dra. Zulmira Macamo que salientou a relevância do encontro por inspirar e fortalecer redes de colaboração, especialmente entre mulheres que se destacam no ecossistema digital, promovendo uma cultura de Cibersegurança mais inclusiva e participativa.
As oradoras defenderam que a Cibersegurança é uma responsabilidade colectiva que exige acção coordenada entre Governo, sector privado, academia e sociedade civil, para garantir a protecção de dados, infra-estruturas críticas e direitos digitais dos cidadãos.
O webinar reafirmou o compromisso do INTIC em promover a segurança cibernética e a transformação digital segura e sustentável em Moçambique.
Comments are closed here.