Política e Estratégia de Governação de Dados: prosseguem entrevistas aos principais intervenientes do ecossistema de Governação de Dados no país
No âmbito da elaboração da Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), em coordenação com a Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), vem realizando entrevistas com os principais actores do ecossistema de governação de dados no país. Desde ontem, 28 de Julho, especialistas têm visitado diferentes instituições para identificar desafios, oportunidades e boas-práticas na gestão de informações e dados estratégicos.
Na primeira fase, realizada na segunda-feira, 28 de Julho de 2025, foram entrevistadas entidades como o Ministério das Comunicações e Transformação Digital, o Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), o próprio INTIC, o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Ministério da Saúde (MISAU) e a Empresa Nacional de Parques, Ciência e Tecnologia (ENPCT).


Nesta sequência, as entrevistas continuam hoje, 29 de Julho de 2025, com destaque para instituições como: CEDSIF, TMCEL, Moza Banco, entre outras entidades relevantes no processo.
O objectivo dessas sessões é consolidar informações essenciais para a elaboração de uma política robusta de governação de dados, que possa promover maior transparência, segurança e eficiência na gestão da informação pública e privada. A iniciativa busca também alinhar as acções do país às boas-práticas internacionais e às recomendações das Nações Unidas para o fortalecimento da governança digital.
As próximas entrevistas estão agendadas até o dia 31 de Julho, com a expectativa de envolver todos os actores relevantes do ecossistema de governança de dados no país, rumo à implementação de uma política e estratégia de referência na área.


Comments are closed here.