No Mês da Internet Mais Segura: INTIC aposta na educação sobre os cidadãos no espaço Digital

No Mês da Internet Mais Segura: INTIC aposta na educação sobre os cidadãos no espaço Digital

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) deu início às actividades comemorativas do Mês da Internet Mais Segura, uma iniciativa global observada em Fevereiro, que visa promover o uso responsável e seguro da internet.

A iniciativa enquadra-se nas celebrações do Dia da Internet Mais Segura, comemorado anualmente a nível mundial, e tem como principal objectivo reforçar a consciencialização da sociedade sobre a importância da segurança digital, da protecção de dados pessoais, da privacidade online e da prevenção de riscos associados ao uso da internet.

Durante o mês, o INTIC promove uma série de eventos educativos, incluindo webinars, palestras, workshops, acções de sensibilização, formações e divulgação de boas práticas de cidadania digital, direccionadas a crianças, jovens, educadores, famílias, profissionais, instituições públicas e privadas, bem como a profissionais de cibersegurança.

“A consciencialização é fundamental para uma navegação segura na era digital, especialmente com o crescimento das ferramentas de inteligência artificial”, afirmou Eugénio Jeremias, Director da Divisão de Segurança Cibernética do INTIC.

As actividades visam incentivar um ambiente digital mais seguro, inclusivo e confiável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do ecossistema digital nacional, e enquadram-se nas competências do INTIC de fomentar a segurança cibernética em Moçambique.

A celebração do mês da internet mais segura neste ano, coincide com o processo em curso no INTIC de elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética 2026-2030, uma accao que conta com o apoio do Governo da Finlândia, através do projecto FDGT, que presta assistência técnica e disponibiliza recursos para o fortalecimento do ecossistema digital do país. A nova estratégia surge na sequência do término da vigência da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (PENSC) 2021-2025.

Comments are closed here.