NO ÂMBITO DO PROJECTO PROCYD: Quadros do INTIC beneficiam-se de bolsas de estudo de pós-graduação em Segurança Cibernética

NO ÂMBITO DO PROJECTO PROCYD: Quadros do INTIC beneficiam-se de bolsas de estudo de pós-graduação em Segurança Cibernética

Três técnicos do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), afectos a Equipa Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (nCSIRT), nomeadamente, Elves Teles, Lúcio Nhadumbuque e Lúcia Zimba, foram seleccionados para o programa de bolsas de estudo do Projecto ProCyD, financiado pela União Europeia, que arranca em Setembro deste ano na República Checa.

Os seleccionados irão frequentar o curso de mestrado em Sistemas de Informação, Comunicação e Segurança, com especialização em Protecção de Dados e Segurança Cibernética, ministrado pela Universidade Masaryk, em Brno, República Checa.

De acordo com o PCA do INTIC, Prof. Doutor. Lourino Chemane, os três técnicos irão focalizar os seus estudos e pesquisas científicas na área de Plataformas e Soluções de Segurança Cibernética no contexto de Inteligência Artificial. ” é nossa intenção como instituição que opera o CSIRT Nacional e como país, termos quadros competentes científica e tecnicamente preparados para responderem aos desafios crescentes de incidentes de segurança associados à adopção e uso de Inteligência Artificial pelos perpetradores destas práticas negativas no espaço cibernético”- acrescentou Chemane.

A formação terá início em Setembro de 2025, com dois semestres presenciais em Brno. O segundo ano será dedicado ao estágio, redacção e defesa da dissertação em universidades moçambicanas parceiras, nomeadamente a Universidade Eduardo Mondlanee a Universidade Pedagógica de Maputo.

De realçar que estas acções de formação de técnicos em áreas de especialização são parte das acções e estratégias de desenvolvimento de Recursos Humanos do INTIC, por forma a ter quadros em número e com as competências necessárias para os desafios do desenvolvimento da sociedade digital em Moçambique, com particular foco nas áreas de Segurança Cibernética, Certificação Digital, Inteligência Artificial e Protecção de Dados.

O ProCyDModular Higher Education System in Data Protection and Cybersecurity for supporting the Digital Transformation in Mozambique and South Africa – é financiado pela União Europeia e implementado por um consórcio de instituições europeias e africanas, do qual o INTIC faz parte.

Comments are closed here.