O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, marcou presença no GITEX Africa 2024, evento internacional de Cibersegurança, realizado de 29 a 30 de Maio de 2024 em Marrocos. O evento reuniu líderes e especialistas de diversas partes do mundo para discutir as estratégias e colaborações necessárias para enfrentar os desafios crescentes na área de segurança cibernética.
Um dos pontos altos deste programa foi o cenário de hacking ao vivo, apresentado por Abdul Rahman Abdul Hamid, Director de Segurança da Informação da AICS-Dubai. Este segmento demonstrou o uso de Inteligência Artificial em ataques cibernéticos, evidenciando as sofisticadas técnicas utilizadas por hackers actualmente.
O evento prosseguiu com um painel de líderes de segurança cibernética, que discutiram as alianças regionais e estratégias colaborativas para fortalecer a cibersegurança em África.
Lourino Chemane, representando Moçambique esteve ao lado de delegados de outros países, como Gana, Nigéria, Quênia, Serra Leoa, dentre outros.
No decorrer das discussões, os líderes enfatizaram a necessidade de fortalecer a cooperação entre as autoridades de segurança cibernética e as alianças regionais para melhorar as capacidades de segurança e resiliência em todo o continente africano. Na mesma perspectiva, Lourino Chemane destacou os esforços de Moçambique em implementar medidas robustas de cibersegurança e a importância de parcerias internacionais para enfrentar ameaças cibernéticas cada vez mais complexas.
Após o painel, seguiu-se um debate sobre a protecção de dados nacionais versus soberania na nuvem, abordando o equilíbrio entre a protecção de informações confidenciais e o controle regulatório sobre dados armazenados em ambientes de nuvem.
Lourino Chemane considera que os temas abordados vão apoiar o INTIC nas actividades em curso de preparação do Quadro Legal e Regulamentar para o desenvolvimento, contratação, hospedagem e operação de serviços de computação em nuvem de Moçambique.
“alem disso fomos também convidados a participar neste painel como orador para partilhar a experiência de Moçambique na implementação da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, em particular a experiência de implementação do CSIRT Nacional e da colaboração com os CSIRTs Nacionais de países africanos e de outras partes do mundo e dos mecanismos e plataformas usadas no processo de gestão de incidentes de segurança cibernética pelos CSIRTs Nacionais”, disse Chemane.
A presença de Moçambique no evento reflecte o compromisso de Moçambique em engajar se activamente nas discussões globais sobre Cibersegurança e em fortalecer suas capacidades para proteger sua infra-estrutura digital contra ameaças cibernéticas.
Comments are closed here.