Teve lugar ontem, 15 de Dezembro, o workshop sobre Segurança Cibernética na província de Niassa. O evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação-INTIC, tinha como objectivo consciencializar vários quadrantes da sociedade moçambicana sobre as boas práticas no espaço cibernético, com vista a criar uma cultura individual e colectiva de segurança cibernética, assim como divulgar a política e Estratégia Nacional de segurança cibernética (PENSC) e socializa-los sobre a Lei de segurança Cibernética e a Lei de Protecção de Dados.
O workshop reuniu cerca de 80 participantes e contou com a presença de várias individualidades do Governo, nomeadamente S.Excia Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretária Permanente do Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representante da Secretaria do Estado, representante do Presidente do Município da Cidade de Lichinga, directora do SPAS de Lichinga, Sociedade Civil e outras entidades.
O Vice-Ministro da ciência, Tecnologia e Ensino Superior DR. Edson Macuácua fez a cerimónia de abertura e referiu que depois deste fórum, espera-se, que todos os participantes acumulem saberes que irão influenciar positivamente na capacidade institucional de responder aos desafios da Segurança Cibernética no país e na região.
“ Há ecessidade de investimentos na partilha, cooperação e coordenação em matérias de segurança cibernética, com alicerce na Rede Nacional de CSIRTs e na implementação do Sistema de Certificação Digital de Moçambique”.
Os participantes, bastante interventivos criaram um ambiente de muita discussão e bastante troca de experiências, mostrando que a Província de Niassa não esta alheia à dinâmica tecnológica.
Por sua vez Luís Canhemba, Administrador para o Pelouro Administrativo no INTIC vê o workshop como espaço para a troca de experiências e difusão de iniciativas e políticas que promovam a Segurança Cibernética. “O INTIC esta empenhado na materialização das iniciativas da PENSC, incluindo a criação da Equipa Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, a formação da Rede Nacional de CSIRTs, a operacionalização do Sistema de Certificação Digital de Moçambique”. Disse o Administrador.
O Director da Divisão de Segurança Cibernética no INTIC, Eugénio Jeremias que foi orador, debruçou se igualmente em torno da necessidade de estabelecimento do Conselho Nacional de Segurança Cibernética, o reforço do quadro legal sobre a Segurança Cibernética, o estabelecimento de sistemas de mitigação e alerta sobre incidentes cibernéticos, da criação de mecanismos de filtragem e remoção de conteúdos ilegais, entre outras.
Importa referir que estas actividades decorrem desde Outubro, mês da Segurança Cibernética.
Comments are closed here.