Moçambique e Brasil realizam intercâmbio no âmbito da Governação da Internet
Realizou-se hoje, dia 24 de Setembro de 2025, no Ministério das Comunicações e Transformação Digital, o encontro de Intercâmbio da Juventude Moçambicana e Brasileira em Governação da Internet. O encontro constituiu um espaço de diálogo, capacitação e partilha de experiências visando fortalecer a participação juvenil nos processos digitais.
O evento, organizado pelo Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) em coordenação com os Jovens do Programa Youth, provenientes do Brasil, contou com a participação de jovens representantes de instituições públicas, privadas, estudantes universitários, Sociedade Civil e dos Fóruns da Juventude de Governação da Internet de Brasil e Moçambique.
De mocambique participaram representantes de instituições como Ministério das Comunicações e Transformação Digital (MCTD), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério da Juventude e Desportos (MJD), Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP), Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), estudantes das Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Pedagógica de Maputo (UP-MAPUTO), Centro de Integridade Pública (CIP) e Comunidade de Desenvolvedores Moçambicanos de Software e Aplicações (MOZDEV). O encontro foi igualmente enriquecido pela presença de um facilitador dos Jovens Pan-Africanos em Governação da Internet (PAYAIG), além dos representantes do Programa Youth do Brasil.
O encontro tinha como principais objectivos:Debater desafios e oportunidades da governação digital; Promover a inclusão dos jovens nos espaços de decisão; Estimular a troca de experiências regionais e globais e Incentivar a participação da juventude Lusófona nos Fóruns de Governação da Internet em Moçambique.



Durante o encontro, foi apresentada e detalhada a experiência do Programa Youth, uma iniciativa do Brasil do Comité Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que visa capacitar jovens em temas como Governação da Internet, Segurança Cibernética, Protecção de Dados Pessoais, Inclusão Digital e Inovação Tecnológica.
O programa visava preparar uma nova geração de líderes digitais, promovendo o diálogo multi-sectorial e incentivando a participação activa dos jovens nos processos de decisão sobre o futuro da Internet.
Através de formações, mentorias e intercâmbios, o Programa Youth tem vindo a criar redes de colaboração entre países lusófonos e outras regiões, servindo como inspiração para a implementação de iniciativas semelhantes em Moçambique.
Segundo os organizadores, a iniciativa pretende dar voz à juventude nos debates sobre temas como Segurança Cibernética, Privacidade, Inclusão Digital e Inteligência Artificial, preparando uma nova geração de líderes digitais capazes de influenciar políticas públicas digitais.
A “juventude não deve ser apenas usuária da Internet, mas também protagonista das decisões que definem o seu futuro digital”, sublinharam os promotores do evento.
Durante o encontro, os jovens participantes manifestaram o desejo de que estes espaços de intercâmbio passem a ser permanentes em todas as edições do Fórum Lusófono de Governação da Internet e eventos similares, começando já pelo próximo fórum, a ter lugar em Angola no próximo ano, consolidando a presença da juventude nos debates sobre Governação da Internet.
Comments are closed here.