Moçambique acolhe a formação dos Registries de domínios de países africanos de língua portuguesa

Moçambique acolhe a formação dos Registries de domínios de países africanos de língua portuguesa

Moçambique vai ser palco de um passo significativo na área da governação digital ao acolher uma formação presencial voltada aos registries de domínios de países de língua portuguesa, accão que vai decorrer á margem da 3ª Edição do Fórum Lusófono de Governação da Internet a acontecer entre os dias 22 e 23 de Setembro, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.

A formação vai decorrer na sala de Conferências do instituto nacional de Comunicações de Moçambique, – INCM, no dia 24 de setembro de 2025.

Esta iniciativa, promovida pela LusNIC em parceria com a Coalition for Digital Africa (CDA) da ICANN, representa um marco importante para o desenvolvimento digital do país e da região. Voltada especificamente aos ccTLDs africanos membros da LusNIC (.ao, .cv, .gw, .mz e .st), a formação faz parte de um projecto de capacitação que se estende até Março de 2026, com o objectivo de reforçar as competências técnicas, jurídicas e operacionais dos registries de língua portuguesa.

Para o Director da Governação da Internet no Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Eugénio Macumbe, a importância desta formação para Moçambique é imensa. “Ao aprimorar as habilidades dos profissionais responsáveis pela gestão dos domínios nacionais, o país avança na sua estratégia de fortalecimento da infra-estrutura digital, garantindo maior segurança, eficiência e autonomia na administração de seus recursos online”, disse Eugénio Macumbe.

 Além disso, a formação inclui sessões online, planos de negócio personalizados e materiais de referência em português, facilitando a disseminação do conhecimento e o fortalecimento da comunidade digital lusófona”

Macumbe, que também falava na qualidade de porta-voz do fórum lusófono acrescentou que “em paralelo a esta formação, vai decorrer a 7ª Assembleia Geral da LusNIC, que abordará temas cruciais como a gestão de domínios, promovendo a troca de experiências e boas práticas entre os países membros”.

 A realização dessas actividades logo após o Fórum reforça o compromisso de Moçambique e da região com a inclusão digital e a governação da internet.

Comments are closed here.